Numa intervenção no Palácio Nacional, em Santo Domingo, onde hoje recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, no início da sua visita oficial à República Dominicana, Luis Abinader agradeceu ao chefe de Estado português "a abertura" manifestada nesta matéria.
"É uma proposta da República Dominicana, em que estamos a trabalhar, para que os dominicanos não tenham de ter o visto Schengen para visitar a Europa. Como sabem, somos um de quatro países que precisam do visto Schengen", referiu.
"E estamos a solicitar à União Europeia, para isto contamos com o apoio de Marcelo Rebelo de Sousa, para eliminar o requerimento desse visto, para que os dominicanos possam viajar à Europa sem esse requerimento ", acrescentou o Presidente da República Dominicana.
Em seguida, Luis Abinader manifestou o apoio da República Dominicana a Portugal para que se mantenha na direção da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que tem atualmente como diretor-geral António Vitorino.
O Presidente português chegou à capital da República Dominicana na quarta-feira à noite, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
Hoje, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no Palácio Nacional com honras militares pelo Presidente Luis Abinader, pela vice-presidente da República Dominicana, Raquel Peña, e cerca de uma dezena de ministros e vice-ministros do Governo dominicano.
De tarde, o Presidente da República vai reunir-se com os presidentes do Senado, Eduardo Estrella, e da Câmara dos Deputados, Alfredo Pacheco, no Congresso Nacional, onde fará uma intervenção.
Esta visita oficial de um dia antecede a 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo terá lugar entre sexta-feira e sábado, em Santo Domingo, sob o lema "Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável", na qual Portugal estará representado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro, António Costa.
Lusa