O Presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 600 Anos, Guilherme Silva e a Diretora Regional de Turismo, Dorita Mendonça, marcam presença, neste domingo, junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Belém, na largada da “Regata Discoveries Race 2019”, que terá lugar pelas 19.00 horas.
Esta é a 2.ª etapa, que ruma à Madeira, onde os participantes estarão entre 07 e11 de agosto, até iniciarem a 3ª etapa em direção ao Arquipélago das Canárias, onde termina, em Las Palmas.
A “Regata Discoveries Race 2019”, com início em Viana do Castelo, é um evento desportivo de âmbito internacional a cargo da “Confradia Europea da Vela”, estando esta prova incluída no programa das festividades dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.
Está confirmada a participação de 16 embarcações e 113 tripulantes, sendo variadas as tipologias, com destaque para as embarcações de instrução naval portuguesa, casos da POLAR e da ZARCO e italiana com a STELLA POLARE, que promovem esta prova como parte da experiência de navegação marítima prevista nas suas instruções, bem como de embarcações de recreio oriundas do continente português mas também de Canárias. Destaque-se ainda uma embarcação da frota local, neste caso o SWING, que representa a Região nesta prova atlântica, embarcação que ficou em segundo lugar na primeira etapa da discoveries races Viana do Castelo – Cascais.
No Funchal, está previsto um programa social, a promover durante a estadia das tripulações na Madeira, que envolve um conjunto de actividades com vista tendentes a assegurar a promoção do destino, em canais preferenciais da náutica e vela.