O encontro foi hoje confirmado pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, acrescentando que as conversações se vão prolongar por todo o dia, indiciou a agência noticiosa TASS.
Questões bilaterais e regionais estarão no topo da agenda, confirmou a presidência turca. Os dois líderes encontraram-se há precisamente uma semana em Teerão, a capital do Irão, onde foram recebidos pelo seu homólogo e anfitrião Ebrahim Raisi.
Nos últimos meses, Putin e Erdogan também contactaram diversas vezes por telefone. O líder turco visitou a Rússia em setembro de 2021, quando também se reuniu com o chefe de Estado russo na estância de Sochi, margens do mar Negro.
Na semana passada, a Rússia e a Ucrânia chegaram a acordo para a exportação de cereais com o apoio da Turquia, com o objetivo de minimizar uma anunciada crise alimentar provocada pelo conflito e na sequência da invasão militar russa de 24 de fevereiro.
O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prevê que sejam exportados cerca de 20 milhões de toneladas da colheita de 2021, e com a acumulada em 2022 ainda à espera de ser vendida. Nos seus cálculos, indicou que a Ucrânia possui perto de dez mil milhões de euros em cereais.
A Turquia, que não aderiu às sanções ocidentais contra a Rússia, mantém uma posição “neutral” no conflito ucraniano justificada pelos estreitos laços económicos com Moscovo e a boa relação com Kiev, a quem tem designadamente fornecido ‘drones’ de combate desde há vários anos.