Foto: DR
Sociedade
14 mai, 2025, 16:35
PSP vai intensificar fiscalização a acampamentos na via pública (áudio)
Casos como a instalação de uma tenda, num carro, no miradouro do Guindaste, em Santana, têm surgido com alguma frequência e gerado críticas e indignação.
A Polícia de Segurança Pública garante que está atenta e a atuar em relação aos incumprimentos das regras, por parte de turistas, em acampamentos ilegais, na via pública.
A secretaria do Turismo, Ambiente e Cultura enviou, por isso, ofícios a um conjunto de entidades públicas e privadas, pedindo a colaboração no combate à prática ilegal de campismo, pernoita e outras atividades associadas em vias e espaços públicos da Região Autónoma da Madeira, muitas vezes protagonizada por turistas em autocaravanas ou viaturas similares.
A secretaria reconhece que estas atividades, denunciadas múltiplas vezes, desvalorizam a imagem do turismo da Madeira.
O subintendente Fábio Castro, porta-voz do Comando Regional da PSP, adianta à Antena 1, que a fiscalização ao estacionamento irregular e acampamento ilegal na via pública vai ser intensificado.
Fábio Castro alerta, no entanto, que o aluguer de autocaravanas e de carros com tendas no tejadilho não é ilegal, e que nesse campo a polícia não pode atuar.
Outra das ações da PSP, garante o subintendente, é a fiscalização do trânsito, nos locais de maior pressão turística.
A Associação de Municípios da Madeira também recebeu o ofício do Turismo. Carlos Teles, presidente da AMRAM e também presidente da Câmara da Calheta compreende o apelo e vai reunir vereadores e advogados para ajudar a encontrar soluções.
A Associação Comercial e Industrial do Funchal lembra à Antena 1, pela voz do presidente, António Jardim Fernandes, que as regras são para cumprir.
Caso não haja regras suficientes, António Jardim Fernandes considera que as atividades não podem ser praticadas.