O Comando Regional da Madeira apresenta o balanço geral da sua intervenção na citada operação a nível regional:
• Meios policiais empenhados: Uma média de 290 polícias/dia e 87 viaturas/dia.
• N.º total de operações de fiscalização e sensibilização: 535 operações.
• N.º total de viaturas fiscalizadas: 75 507 viaturas.
• N.º total de viaturas em que foi ordenado o dever de recolha: 2 596 viaturas.
• N.º total de pessoas fiscalizadas e sensibilizadas: 10 651 cidadãos.
• N.º de detenções: 2 cidadãos detidos (1 por incumprimento ao confinamento obrigatório e 1 por condução com veículo apreendido).
• N.º de contatos efetuados com vítimas de violência doméstica: 31 vítimas monitorizadas.
"É importante referir que a operação em causa não se tratou propriamente de uma operação de segurança rodoviária, vocacionada para a verificação e fiscalização das condições de segurança dos veículos e respetivos condutores", sublinha a PSP.
"Foi antes, uma operação de controlo da circulação rodoviária com o propósito específico de condicionar e restringir ao mínimo indispensável a mobilidade dos cidadãos, no contexto do estado de Emergência e da prevenção da atual crise de saúde pública motivada pela pandemia Covid-19", esclarece aquela força de segurança.
"Este Comando de Polícia aproveita para informar que a aludida operação decorreu dentro da normalidade, salientando-se que na generalidade os condutores que se faziam deslocar entre os diversos concelhos apresentavam justificação plausível para o efeito, sendo que os cerca de 3% de condutores que não apresentaram documentalmente razão válida para tais deslocações regressaram aos concelhos de residência de forma voluntária, não havendo necessidade da tomada de medidas coercivas por parte desta Polícia."