O projeto-piloto Unidade de Saúde Novo Sol, na área dos cuidados primários, tem uma taxa de cobertura que se aproxima dos 100% no concelho da Ponta do Sol, disse o secretário da Saúde da Madeira.
Pedro Ramos falava do balanço deste projeto integrado no Roteiro da saúde, que começou em 2017 e representou um “pontapé de saída da nova planificação e organização dos cuidados de saúde primários da Região Autónoma da Madeira”, abrangendo 49 centros de saúde do arquipélago.
O governante insular mencionou que se registou um aumento da “cobertura nos cuidados primários de saúde na Ponta do Sol”, onde ocorreu um acréscimo no número de consultas na área médica e da enfermagem, bem como a “triplicação das visitas domiciliárias aos utentes”.
O secretário apontou que este projeto da Unidade de Saúde Novo Sol é “para replicar noutros concelhos” da região autónoma, composta por 11 municípios, mencionando que permitiu aferir 33 indicadores que vão servir de suporte a todos os cuidados de saúde primários” da região, o que ajuda o trabalho dos profissionais de saúde nos vários centros.
C/LUSA