As medidas hoje anunciadas pelo secretário regional da Saúde e do Desporto, Clélio Meneses, em conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, pretendem evitar o aumento do contágio pelo novo coronavírus durante a Páscoa e determinam que, entre as 00:00 de sexta-feira e as 23:59 de domingo, está proibida a circulação entre concelhos em toda a ilha de São Miguel.
O Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) decretou ainda o recolher obrigatório entre as 15:00 de cada um deste três dias e as 05:00 do dia seguinte nos municípios de São Miguel.
Nas restantes ilhas, neste fim de semana alargado de Páscoa, os estabelecimentos de restauração e bebidas encerram às 22:00, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas nos restantes estabelecimentos a partir das 20:00.
O executivo decidiu ainda que não vai conceder tolerância de ponto na quinta-feira, como aconteceu noutros anos.
Clélio Meneses adiantou que o concelho do Nordeste sobe para alto risco, sendo aplicadas, a partir de segunda-feira, as medidas previstas para esses casos, e que o concelho de Ponta Delgada se mantém no nível médio alto.
A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, médio alto e alto.
C/Lusa