Como medidas de equidade, o relatório da CNE entende aquelas que se destinam a “garantir a igualdade de oportunidades, independentemente da situação pessoal social e económica de origem, e a atenuar as consequências das situações de educação criadas pela escola, nomeadamente as do insucesso e do abandono escolar”.
O Educamedia foi iniciado no ano letivo de 2008/2009 com o propósito de fornecer uma nova dinâmica de aprendizagem, através de uma pedagogia dos media e do cinema. É destinado a crianças e jovens dos ensinos básico e secundário e insere-se numa vertente de educação para os media, apresentando-se como um veículo de promoção da inclusão social e do exercício da cidadania. Pretende, igualmente, melhorar a qualidade do ensino através da diversificação dos métodos pedagógicos, novas técnicas de ensino e formas alternativas de aprendizagem ativa.
O programa é composto por oito projetos, com várias actividades, nomeadamente o ‘TV Escola’, um canal de televisão que tem como objetivo capacitar, aperfeiçoar e atualizar professores e educadores da rede escolar da RAM; o ‘Cinedesafios’, que tem como objetivo promover as diferentes técnicas de animação/edição/filmagem; o ‘Aprender com o Cinema’, que pretende, através da produção de filmes, explorar conteúdos, temas e analisar personagens em sala de aula; o ‘WebRadio’, que pretende apoiar na produção e divulgação de trabalhos em formato digital e incutir nos jovens um espírito crítico relativamente ao que ouvem e veem e também ao que produzem; o ‘TICultura’, que pretende constituir um plano de atividades com base na associação de duas dimensões, por um lado a das TIC/Multimédia e por outro o enfoque nos temas culturais; o ‘Certificação “Escola Educamedia”’, que consiste na certificação de práticas adotadas pelas escolas através da participação nos projetos do Educamedia, que levem à estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual; o ‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar’ (FACE), que pretende desenvolver uma dinâmica com as escolas e outras entidades relativamente ao cinema e ao audiovisual, dando a conhecer filmes/curtas-metragens escolares, proporcionando situações de aprendizagem através de workshops para alunos, professores e público geral e premiando o que de melhor se faz nesta área; o ‘Madeira Curtas’ (concurso de curtas-metragens), que tenciona reconhecer e premiar o trabalho realizado na área do vídeo de curta duração, posicionando-se assim como um instrumento importante na promoção da criação de conteúdos audiovisuais.
Para além das atividades incluídas nestes projetos existem outras complementares tais como o Portal Educamedia, a Mediateca e o Manual Educamedia.