O centrista José Manuel Rodrigues, que regressou hoje ao parlamento madeirense depois de cumprir um período de isolamento profilático no âmbito da pandemia de covid-19, propôs, sob a forma de decreto legislativo, a criação do “Prémio +Valor Madeira, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira – Mérito em Estudos e Trabalhos de Investigação e Desenvolvimento Regional”.
O galardão destina-se a “prestigiar e prestar homenagem às melhores referências da sociedade madeirense”, e tem um valor pecuniário de 5.000 euros, afirmou José Manuel Rodrigues.
De acordo com o articulado, o objetivo é atribuir um prémio anual que visa reconhecer “o mérito de trabalhos realizados no contexto académico, ao nível de teses de mestrado e de doutoramento”, abrangendo “artigos publicados em revistas especializadas” com interesse para a autonomia da Madeira.
O parlamentar acrescentou que estes trabalhos vão constituir “um legado para ser utilizado no futuro”, constituindo o prémio uma “forma de valorizar quem se dedica à investigação”.
A proposta será votada no plenário de quinta-feira, prevendo-se a sua aprovação por unanimidade.