O Porto Santo tem uma comunidade de nómadas digitais de longo termo já estabelecida e com actividades regulares, gerida pela porto-santense e community leader Bia Dias.
O projecto local, incorporado no projecto governamental Digital Nomads Madeira Islands, traz uma vez mais à ilha profissionais remotos de diversas áreas que contribuem para a economia local na época mais baixa do turismo.
De momento, a ilha já dispõe de um espaço de cowork gratuito – um local onde os nómadas digitais e outros trabalhadores remotos podem utilizar para trabalhar e conviver – mais um atractivo para que este tipo de público tenha mais razões para se estabelecer na ilha por alguns meses no ano.
Nestes dias o projecto traz à ilha a terceira edição da Porto Santo Nomad Experience, onde nómadas digitais já estabelecidos na ilha da Madeira podem visitar o Porto Santo e conhecer a ilha enquanto trabalham.
Este grande evento realizado em parceria com o Digital Nomads Madeira Islands, a NomadX e o Madeira Fitness Friends têm como objectivo mostrar o potencial da ilha do Porto Santo para trabalhar, visitar ou viver.
Ao longo destes dias irão decorrer actividades desde community & relationship building, fitness, desportos náuticos, jantares de comunidade, entre outros.