No passado dia 03-11-2021 realizou-se o XIII Fórum de Políçia Técnica e Ciência Forense, organizado pelo Departamento de Investigação criminal da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, que devido à situação pandémica vigente, foi realizado pelo segundo ano consecutivo, na modalidade «on-line», e onde estiveram presentes representantes, peritos e técnicos das Secções de Polícia Técnica Forense de todos os Comandos da Polícia de Segurança Pública.
O Fórum de Polícia Técnica e Ciência Forense já está devidamente consolidado e tem como objetivos principais: apresentar e analisar os dados estatísticos do trabalho desenvolvido no ano anterior pelas diversas Secções de Políçia Técnica Forense da Polícia de Segurança Pública; trocar conhecimentos técnico-científicos entre os especialistas; apresentar e traçar objetivos para os anos seguintes.
Os técnicos/peritos das Secções de Polícia Técnica Forense da Polícia de Segurança Pública são Polícias com formação especifica na área da inspeção judiciária aos diversos cenários de crime, bem como na análise / perícia dos diversos vestígios recolhidos e que contribuem para que os autores dos diversos crimes sejam responsabilizados em sede de julgamento pelos atos praticados.
Da análise ao trabalho técnico / pericial desenvolvido durante o ano de 2020, verificou-se que a Secção de Polícia Técnica Forense do Comando Regional da Madeira obteve a classificação de S.P.T.F. / Comando com melhor desempenho, situação que se repete pelo quinto ano consecutivo.
Refira-se que nos 13 anos em que este Fórum é realizado, a Secção de Polícia Técnica Forense do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública obeteve a classificação de melhor desempenho em oito anos (2008, 2009, 2010, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020).
A Secção de Polícia Técnica Forense do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública é composta por cinco Policias especialistas, tendo iniciado as suas funções em 16-10-2001, efetuando os respetivos exames aos diversos cenários de crime ocorridos na RAM, sempre que para tal sejam solicitados e, cuja competência para desenvolver a investigação seja deste OPC.
Desde 2013 que os dois Peritos Lofoscópicos efetuam as respetivas perícias aos vestígios recolhidos, após Despacho da Autoridade Judiciária competente.
Em meados de junho do presente ano, após a instalação do Polo Descentralizado da Madeira do Laboratório de Polícia e Ciência Forense, que esta Secção, através dos seus dois Peritos, realiza perícias digitais a meios de comunicação móveis.