A Polícia Florestal da Madeira está a desenvolver hoje uma ação de sensibilização e fiscalização contra o abate ilegal de árvores, que costuma ser mais frequente na época do Natal, informou a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais.
"Esta ação é um misto de sensibilização às boas práticas e também de fiscalização e, este ano, entendemos oferecer às pessoas uma lanterna decorativa, que pode ser colocada nas árvores de Natal", disse Susana Prada.
A governante fez estas declarações no Posto Florestal do Ribeiro Frio, no concelho de Santana, no norte da ilha.
"A ação decorre em vários pontos da ilha e é aleatória", disse Susana Prada, explicando que a Polícia Floresta deixou de erguer cancelas nas estradas regionais durante o período natalício desde o ano passado, sendo que a fiscalização agora não é feita em locais fixos.
A secretária do Ambiente e Recursos Naturais sublinhou, ainda, que um dos grandes objetivos é fazer ver que as autoridades contam com o contributo da população na preservação da floresta, que ocupa cerca de dois terços do território insular, onde se inclui uma vasta mancha de Laurissilva, que é Património Natural da Humanidade desde 1999.
"A lanterna que estamos a oferecer tem uma luz que faz projetar uma imagem e que no fundo tem a nossa mensagem: contamos consigo na preservação da floresta, para que desfrute dela sem a destruir", disse.
LUSA