Lançado na pandemia, o serviço entrou em funcionamento há precisamente dois anos e, segundo a SPMS, “tem garantido a acessibilidade plena ao SNS 24, dando resposta a uma necessidade das pessoas surdas”.
“A procura pela plataforma de atendimento por videochamada tem apresentado um crescimento gradual”, referem em comunicado, explicando que este serviço permite estabelecer o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.
Além de garantir o acesso à linha SNS 24, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
Na app SNS 24 já se encontra disponível o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, disponível sete dias por semana, 24 horas por dia.
Os Serviços Informativos e Administrativos, disponíveis todos os dias das 08:00 às 22:00, possibilitam aceder a um conjunto de informações e apoios, por exemplo, na marcação de consultas ‘online’ nos cuidados de saúde primários, na submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, contactos de instituições de saúde e dos Balcões SNS 24, entre outras informações.
Inicialmente, o serviço resultou de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional para a Reabilitação, e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, tendo sido, posteriormente, integrado no contrato de serviços Linha SNS 24.