Francisco apareceu numa varanda do hospital logo após o meio-dia deste domingo. Numa cadeira de rodas, como se tem deslocado há vários anos, o Papa sorriu e acenou para um grupo de pessoas que se reuniu abaixo dele.
A aparição do Papa, cujo rosto parecia inchado, foi muito breve. Falou brevemente, com a voz fraca, para agradecer a um dos membros da multidão abaixo, que tinha trazido flores amarelas, mostrando a sua boa disposição. Disse ainda: “Agradeço a todos”.
O Papa Francisco só tinha sido visto publicamente uma vez durante sua estadia de cinco semanas no hospital, através de uma imagem que o Vaticano divulgou na semana passada, mostrando o pontífice em oração em uma capela do hospital.
Nos momentos antes da aparição do pontífice, a multidão de centenas de pessoas presentes gritou pelo Papa, entoando “Francisco, Francisco, Francisco”.
Os médicos do Papa disseram este sábado que ainda levaria “muito tempo” para que recuperasse completamente, e que recomendaram ao pontífice um período de convalescença de mais dois meses de descanso no Vaticano.
O sumo pontífice, de 88 anos, foi internado no dia 14 de Fevereiro devido a uma grave infeção respiratória, que se tornou a crise de saúde mais séria do seu papado de 12 anos.