Sociedade

Nova estrada em São João Latrão foi inaugurada esta tarde (vídeo)
O presidente da câmara do Funchal espera que os moradores de São João Latrão cedam alguns terrenos para dar continuidade ao arruamento junto à Vereda da Cova. A nova estrada foi inaugurada esta tarde.

Madeira perdeu 5 mil trabalhadores no primeiro ano da pandemia (vídeo)
Segundo dados oficiais a Madeira perdeu 5 mil trabalhadores no primeiro ano da pandemia. A União dos Sindicatos alerta que podem ter sido mais e recorda que existe muito trabalho não declarado no arquipélago.

Taxa de execução do programa operacional 14-20 na Madeira é de 80% (vídeo)
A taxa de execução do programa operacional 14-20 na Madeira é de 80% e não houve lugar a devolução de verbas à comissão europeia. As conclusões do relatório intercalar apresentado hoje, onde também é apontada a falta de diversificação da atividade produtiva na Região.

35% dos jovens recebiam o salário mínimo em 2020 (vídeo)
O alerta é do Observatório do Emprego Jovem, que recorda que no ano passado, Portugal foi o país da União Europeia com a maior taxa de desemprego entre os jovens.

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Menopausa (vídeo)
É uma fase da vida de uma mulher que provoca alterações físicas e psicológicas. A adoção de hábitos de vida saudáveis é uma solução para atenuar as consequências.

Ucranianos e iranianos protestam contra fornecimento de armas pelo Irão à Rússia
Cerca de meia centena de ucranianos e iranianos estão concentrados hoje à noite em frente à embaixada do Irão, em Lisboa, para protestar contra o fornecimento de armas por parte do Irão ao regime russo.

Jovem suspeito de terrorismo diz que «não seria capaz de matar ninguém com uma faca»
O jovem acusado de planear um ataque terrorista à Faculdade de Ciências admitiu hoje que "não seria capaz de matar ninguém com uma faca", reconhecendo que a sua ideia criminosa talvez fosse para "chamar a atenção das pessoas".

Secretária de Estado diz que há futebolistas «abandonadoS» depois de «inscritos»
A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, reconheceu hoje que há futebolistas estrangeiros “abandonados” pelos clubes de destino em Portugal, quer antes, quer depois de serem inscritos, no âmbito do tráfico humano na modalidade.

Madeirenses vencem prémio FEMINA 2022 (vídeo)
A designer de interiores, Nini Andrade Silva, e a bióloga Marinha, Mafalda Freitas, são as agraciadas com o prémio FEMINA 2022. É a primeira vez que duas mulheres madeirenses recebem este prémio com estatuto de Interesse Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura.

«Grande Rota» atravessa a ilha de uma ponta a outra (vídeo)
No final do próximo ano, a Madeira vai oferecer aos turistas uma "Grande Rota" que atravessa a ilha, de uma ponta à outra. O objetivo é diversificar a oferta do turismo de natureza e os passeios a pé.

Ativista madeirense arrisca-se a pagar 115 mil euros de multa ou a ser repatriada (áudio)
Vegan por opção desde 2017, Sofia Pontes começou a defender um sistema alimentar baseado em plantas. Ativista e ambientalista a viver no Reino Unido desde os 2 anos, decidiu juntar-se ao movimento "Animal Rebellion", em 2021. Depois de muitas falhas nas petições feitas ao governo britânico, exigindo uma política de sustentabilidade, a desobediência civil foi a única forma que a madeirense encontrou para defender as suas ideias. Na semana passada, a jovem de 26 anos provocou danos em lojas de luxo, em Londres.

Primeira escala do «Zaandam» no Porto do Funchal
A primeira escala do “Zaandam”, da Holland America Line, foi hoje assinalada a bordo, com a habitual cerimónia de boas-vindas e a troca de placas alusivas, entre o Comandante do navio e um grupo de entidades da comunidade portuária, incluindo a presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A.

Braço partido gera pedido de repavimentação na escola da Ribeira Brava (vídeo)
A presidente da Escola do 1.º ciclo de São João, na Ribeira Brava, reclama pela repavimentação do campo de futebol. A queda de uma criança provocou um braço partido. Pais e professores falam em "jogo do empurra" entre Câmara da Ribeira Brava e Secretaria da Educação.

Funchal produz 16 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano (vídeo)
Através do projeto de compostagem comunitária, foram entregues o ano passado quase mil e 500 quilos de composto à população.

Cafôfo continua a acompanhar as cheias em Las Tejerias (áudio)
No encerramento da visita à Venezuela, Paulo Cafôfo diz que neste momento é necessário fazer um levantamento da situação, para que possam ser equacionados apoios à comunidade. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas gostaria que as ligações aéreas diretas para a Venezuela fossem uma realidade.

Apoio de 125 euros chega esta quinta-feira a 500 mil pessoas
O apoio de 125 euros vai chegar esta quinta-feira a 500 mil pessoas, anunciou hoje o ministro das Finanças, Fernando Medina, estimando que o processamento da medida fique concluído em 10 dias.

Falta de papel atrasou 20 processos cíveis no Tribunal de Braga
O Tribunal de Braga foi obrigado a adiar cerca de duas dezenas de diligências processuais cíveis por causa da falta de papel, mas a situação está provisoriamente ultrapassada, disse hoje o juiz presidente da comarca.

Madeira vai dispor da primeira grande rota até ao final do ano (áudio)
Trata-se de um percurso pedestre de 93 quilómetros que vai ligar o Porto Moniz a Machico, passando por por todos os concelhos da ilha. Susana Prada diz que 60% do percurso já existe e que os restantes 40% deverão ficar concluídos até ao final do próximo ano. A requalificação de levadas e criação de novos percursos representa um investimento de 400 mil euros.

Unicef alerta para crise de fome na Somália e pede ajuda externa
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla inglesa) alertou hoje que, sem mais apoios internacionais, a Somália pode enfrentar níveis de fome “nunca vistos em meio século”.

França enfrenta hoje nova greve geral que promete paralisar o país (áudio)
A manifestação vem adensar as greves nas refinarias, das últimas semanas, que têm provocado escassez de combustíveis e longas filas nas bombas de gasolina. O cenário chega a todos, dificuldades sentidas também pelos lusodescendentes a viver em França.