O Secretário de Estado das Comunidades entregou, na cidade alemã de Hamburgo, os primeiros tablets, de um total de 23 mil, a alunos e professores.
O NRP Arpão, que se encontra a participar na Iniciativa Mar Aberto, no Atlântico Sul, cruzou, pela primeira vez, a linha do equador.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje formalmente o pacote legislativo que permite concretizar o Objetivo 55, de reduzir em 55% as emissões até 2030 no bloco europeu e chegar à neutralidade climática em 2050.
O sindicato dos enfermeiros da Região pondera fazer dois dias de greve na segunda quinzena de maio. Anúncio na sequência de uma reunião com a secretaria regional de Saúde, na qual o sindicato não viu atendidas as reivindicações. Em causa está a falta de pagamento do suplemento Covid, referente a 2021, e a avaliação de desempenho dos enfermeiros para o período pandémico. O sindicato reivindicava a atribuição de seis pontos, em vez dos quatro definidos pela secretaria.
O presidente do Governo Regional lembra que há gerações que já nasceram depois do 25 de abril, mas considera a data muito importante.
Chegou ao princípio da manhã de hoje, à Selvagem Grande, o veleiro Santa Maria Manuela. Transporta os investigadores da expedição Selvagens 50 anos. Os cientistas vão para o terreno para o primeiro dia de trabalhos.
A noite em Santa Cruz é de música de intervenção, protagonizada por um músico ligado a abril; Fernando Tordo
O navio Santa Maria Manuela deverá chegar às Selvagens amanhã de manhã. O antigo bacalhoeiro está navegar à vela sem o recurso a motor
Em 2022, a DECO recebeu cerca de 1600 pedidos de ajuda de famílias madeirenses. Foi um valor recorde. O aumento do custo de vida foi a principal foi o que mais motivou o contacto.
O SANAS não tem nadadores-salvadores suficientes na Região para assegurar a época balnear e tem duas embarcações salva vidas paradas. Frederico Resende, presidente do SANAS diz que para suprir a falta de nadadores-salvadores, será necessário recrutar no exterior cerca de 20 elementos. O recrutamento será essencialmente dos países da América do Sul. São necessários cerca de 200 mil euros para reparar os dois barcos .
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a espera de quatro anos para a entrega do Prémio Camões a Chico Buarque, referindo que alguns «não gostaram» da sua atribuição.
Os tripulantes da Estação Salva-vidas do Funchal auxiliaram esta manhã 12 tripulantes de um veleiro, de bandeira espanhola, que se encontrava com problemas no motor a cerca de 100 metros de costa junto ao porto do Funchal.
É um sonho que vai ser concretizado. O concurso mundial de cocktails vai acontecer na Região, no próximo ano. O anúncio foi feito durante o concurso nacional de cocktails, que decorreu no Estoril, como explica Alberto Silva, presidente da Associação de Barmen da Madeira. Vão participar centenas de pessoas de 62 países.
As autoridades russas acusaram hoje a Ucrânia de tentar atacar o porto de Sebastopol, acrescentando que foi também encontrado um «drone» numa floresta perto de Moscovo.
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, garantiu hoje que o Brasil está de volta para ser protagonista internacional, motivo pelo qual tem tentado construir a paz e evitado falar em guerra.
O Santa Maria Manuela é o navio que está a realizar a expedição científica às Ilhas Selvagens. O veleiro é um dos sobreviventes da Frota Branca, a antiga frota da pesca do bacalhau. O navio foi construído em 1937e sofreu várias mudanças ao longo dos anos. Em Novembro de 2016, o Santa Maria Manuela foi comprado pela empresa Recheio, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins. É atualmente utilizado para o turismo marítimo, formação de velejadores, programas empresariais de desenvolvimento de equipas, eventos no convés, cenários cinematográficos e programas ambientais.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que as relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm «espaço para crescer», defendendo também que o investimento nacional naquele país, que atualmente se situa no 18.º lugar, «tem de subir».
O veleiro - que foi usado para o tráfico de droga - e que agora está ao serviço do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza vai realizar hoje a primeira missão. Parte do Caniçal para o apoio à expedição, nas Selvagens, como revela à Antena 1 Madeira, o presidente Manuel Filipe. A embarcação vai ser usada no transporte dos investigadores para a Selvagem Pequena.