De onde vieram os calhaus das praias da Madeira ou o que são os grãos da areia? Este ano o programa Bandeira Azul pretende sensibilizar para a geodiversidade existente nas praias. O comportamento humano e as alterações climáticas alteram o habitat dos animais marinhos. A divulgação da lista de praias, marinas e embarcações de recreio com bandeira azul é divulgada amanhã. No ano passado, a Madeira teve 28 bandeiras azuis entre praias, marinas e embarcações. Foi o numero mais alto de sempre.
Os estudos dos investigadores estão a ser realizados no mar e no solo. A expedição científica termina na próxima segunda-feira e é uma forma de assinalar os 50 anos da reserva natural.
Algumas equipas que estão a participar na expedição cientifica nas Ilhas Selvagens estão hoje na Selvagem Pequena. Será feita uma recolha de lixo e também o reconhecimento de grutas e praias como possíveis habitats para o lobo marinho.
A ministra da Justiça afirmou hoje esperar um entendimento «a muito breve prazo» entre o Governo e os oficiais de justiça, que hoje iniciaram uma greve até 5 maio, prometendo a aprovação do Estatuto dos Oficiais de Justiça.
O município vai passar a ter 36 postos de carregamento no total, num investimento que ultrapassa os 200 mil euros.
O ativista antirracista Mamadou Ba começa hoje a ser julgado por difamação, publicidade e calúnia, num processo colocado pelo militante neonazi Mário Machado e no qual Ba conta com a ex-ministra Francisca Van Dunem como testemunha.
No seguimento do desprendimento de pequenos blocos rochosos que aconteceu no dia de ontem, a Câmara Municipal do Funchal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em colaboração com os rocheiros da Direção Regional de Estradas, informa que está a proceder à limpeza da escarpa na Avenida Sá Carneiro, entre as Vespas e a Zona dos Antigos Silos.
O julgamento do caso da queda de uma árvore na freguesia do Monte, no Funchal, que provocou 13 mortos e dezenas de feridos em 2017, foi hoje novamente adiado devido à greve dos funcionários judiciais.
O jardim botânico tem um novo sistema de rega e melhores condições de acesso. A intervenção custou 870 mil euros.
Um grupo de trabalho está nas ilhas Selvagens a avaliar o habitat para a introdução do lobo marinho nesta área. Há relatos que este animal já terá habitado estas ilhas do Atlântico.
Bernardo Martins acredita que é possível ao PS ser alternativa na Madeira, mas tem de trabalhar para isso. O antigo dirigente e deputado socialista disse ao programa «Em Entrevista», da RTP-Madeira, que se é possível alternâncias nas autarquias, também é possível na Região.
Nas celebrações do 25 de abril, em Machico, o presidente da junta de freguesia diz que há um poder absoluto na Madeira. Nas mesmas comemorações, o padre Martins Júnior criticou o protesto do Chega, durante a sessão de hoje, na Assembleia da República.
A câmara do Funchal considera que o 25 de abril deve ser um momento de reflexão sobre o que foi a revolução, mas sobretudo para refletir sobre o futuro. Pedro Calado diz que se assiste a um liberalismo anárquico, sem regras nem responsabilidades.
Representantes da comunidade ucraniana na Madeira assistiram à sessão comemorativa do 25 de abril. Neste momento há 800 cidadãos ucranianos na Região e a maior dificuldade é encontrar alojamento.
Em Machico, foram várias as pessoas que, de cravos nas mãos, se juntaram no Largo do Município para ouvir as intervenções políticas. Ao palco subiu o presidente da Câmara de Machico, que deixou críticas à anterior governação de Alberto João Jardim. Ricardo Franco garantiu também que, ao contrário do que a oposição afirma, Machico não está parado. A obra de reconstrução do cemitério do Porto da Cruz, a 2.ª fase da abertura da Estrada do Pastel e o projeto de requalificação da Rua General António Teixeira de Aguiar serão lançados entre este e o próximo ano.
A escarpa entre as Vespas e a Rotunda Harvey Foster será avaliada amanhã pela Proteção Civil Municipal.
Transportes e acessibilidades foram o tema das Jornadas Insulares de Engenharia, que decorreram na ilha Graciosa, nos Açores. Um encontro onde esteve presente a diretora regional de Economia e Transportes da Madeira.
O Sindicato dos Professores da Madeira insiste que a vinculação ao quadro dos professores deve ser ao fim de três anos e não de cinco, como está a acontecer. Esta é uma das lutas da classe e que foram sublinhadas pelo sindicato à porta da Assembleia Legislativa, minutos antes do início da sessão comemorativa do 25 de abril.
A Câmara do Funchal também comemorou o 25 de Abril. O presidente da Câmara, considera a data um momento de reflexão sobre o rumo do país. Pedro Calado lamenta que hoje em dia reine o que diz ser um liberalismo anárquico. Na sessão especial da Assembleia Municipal poucos membros da coligação Confiança marcaram presença. Uma forma de protesto por não terem voz no dia da Liberdade. Pedro Calado justificou esta opção, dizendo que o 25 de abril é uma data apartidária.
A presidente da Associação dos Ucranianos na Madeira participou na sessão na Assembleia Legislativa da Madeira e ouviu as referências de apoio à Ucrânia nos discursos. Valentyna Chan agradece o apoio e diz que está a ser possível apoiar todos os ucranianos que precisam, na Madeira.