A Ryanair e a Repsol assinaram hoje um memorando de entendimento para o fornecimento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para os aeroportos da companhia aérea em Espanha e Portugal.
A associação Quebrar o Silêncio, de apoio a rapazes e homens vítimas de abuso sexual, indicou hoje que recebeu este ano uma média de 14,5 pedidos de ajuda por mês, um aumento de 38% relativamente a 2022.
A presidente da câmara da Ponta do Sol defende um novo modelo de financiamento das corporações de bombeiros.
O presidente da Delegação Regional da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais apela aos autarcas da Madeira para que se empenhem no financiamento às diferentes corporações.
O volume de água armazenado desceu no final de abril em 10 bacias hidrográficas e subiu em duas, comparativamente ao mês anterior, segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos recursos Hídricos (SNIRH).
O trabalho de monitorização foi realizado no âmbito da expedição Selvagens 50.
Quem o diz são os diretores dos dois matutinos regionais.
No terreno estiveram 30 voluntários.
Até 2027, o programa de apoios comunitários, Interreg, tem reservado 16 milhões de euros para projetos de cooperação entre a Madeira, os Açores e as Canárias. As candidaturas podem ser feitas por entidades públicas e empresas privadas e decorrem de julho a dezembro.
O Banco Alimentar Contra a Fome tem falta de 35 voluntários para a campanha de recolha de alimentos nos supermercados, que vai decorrer nos próximos sábado e domingo. O apelo está a ser feito e os interessados devem contactar o Banco Alimentar na Madeira.
A Via expresso entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra vai ser inaugurada no final do mês. A informação foi adiantada hoje pelo presidente do Governo Regional. Miguel Albuquerque já tinha anunciado anteriormente a inauguração para o início do mês de maio, no entanto, confirmou esta tarde novo adiamento. O presidente do Governo visitou a empresa Madeira Mármores e enalteceu a importância da empresa para o setor da construção na Região.
Até 2027, a Madeira vai dispor de 16 milhões de euros provenientes de fundos da União Europeia, para apostar no desenvolvimento da Região. Trata-se do programa Interreg Mac 2021-2027 e engloba as regiões ultraperiféricas da Madeira, Açores e Canárias.
Quando faltam 90 dias para o início das Jornadas da Juventude, em Lisboa, o bispo do Funchal, deixou uma mensagem de esperança e lembrou que, na semana anterior ao evento, de 26 a 31 de julho, jovens vindos de várias nações vão estar também na Madeira no âmbito das jornadas. Nuno Brás considera que Portugal prepara-se para viver um acontecimento único, que vai marcar para sempre a sua história.
O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública informa que procedeu à identificação de dois cidadãos do sexo masculino, naturais e residentes no Funchal, pela prática do crime de recetação e de furto qualificado.
A Universidade da Madeira figura no ranking das melhores universidades portuguesas na área da Química, ocupando o 9.º lugar a nível nacional, cujo Top 10 é liderado pela Universidade do Porto, e ocupa o 1226.º lugar do ranking mundial. Os dados são do «Best Chemistry Universities in the World 2023».
As freguesias dos arquipélagos da Madeira e dos Açores já se podem candidatar ao reembolso das despesas efetuadas em 2020 para limitar a propagação da covid-19. As juntas de freguesia têm agora 30 dias para apresentar as despesas covid, numa plataforma que permite aceder à dotação de cinco milhões de euros, do programa «Apoiar freguesias». O apoio prevê um valor total máximo de despesas elegíveis de financiamento de 75 mil euros por freguesia.
O investigador Victor Correia escreve, num livro a ser apresentado quinta-feira, que o poeta Fernando Pessoa (1888-1935) «reprimiu a sua homossexualidade, [e a] viveu através da literatura».
A abertura, esta manhã, registou já uma grande afluência de interessados, entre jovens, desempregados de longa duração, ou quem quer mudar de ramo de atividade.
Até 17 de maio, a Universidade da Madeira tem abertas candidaturas para a nova pós-graduação em ciência política e relações internacionais. É uma formação ministrada em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a primeira funcionar em regime presencial e à distância. A pós -graduaçaõ tem a duração de um ano e as aulas começam a 9 de junho.