A participação dos enfermeiros da Madeira na greve não chega aos 5%, tanto nos centros de saúde, como no hospital Dr. Nélio Mendonça. A nível nacional, os enfermeiros assinalam hoje o seu dia com uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho, a contratação de mais profissionais e a justa e legal contagem de pontos para efeitos de progressão na carreira.
Terminam em junho do próximo ano, as obras do reservatório da Cova Velha, na Trompica. A secretária do Ambiente, Susana Prada, classifica a intervenção como importante para reforçar a oferta de água. O investimento é de 4,8 milhões de euros e é a segunda obra que a ARM lança no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O helicóptero do Serviço Regional de Proteção Civil vai também poder efetuar em breve resgates nos teleféricos. Uma informação adiantada à Antena 1 pelo presidente da proteção civil regional, António Nunes. O serviço regional de Proteção Civil vai adquirir mais uma viatura para a EMIR no Porto Santo.
Na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Cabo Girão, hoje é dia de peregrinação. O espaço é usado pelos crentes para pagar promessas e cumprir a fé.
Em março de 2023, foram averbados na Região Autónoma da Madeira (RAM) 239 óbitos, valor inferior ao observado em março de 2022 (menos 71 óbitos; -22,9%). Nos três primeiros meses do ano, registaram-se 763 óbitos, menos 93 do que no período homólogo (-10,9%).
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil admite a necessidade da Madeira ter mais bombeiros. Atualmente existem cerca de 740, entre voluntários e profissionais, mas António Nunes reconhece que têm de ser criadas novas escolas de bombeiros. Para que isso aconteça, diz o responsável, há que tornar a profissão mais atrativa.
O Presidente da República confirmou hoje que vai ser testemunha do primeiro-ministro no processo cível contra o ex-governador do Banco de Portugal (BdP) Carlos Costa, depois de este lhe ter pedido há uns meses.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai ser ouvido na quinta-feira na comissão parlamentar de inquérito à TAP, um dia depois do adjunto que demitiu, Frederico Pinheiro, numa situação polémica.
O bastonário da Ordem dos Médicos reconhece que a Madeira tem falta destes profissionais em algumas especialidades e promete ajuda para que a Região possa ter mais vagas para formação de especialistas. Carlos Cortes acha normal a Madeira também formar médicos para todo o país. O bastonário da Ordem dos Médicos participa hoje na receção aos novos internos da Região e tem reunião com o presidente do Governo Regional. Júlio Nóbrega, diretor clínico do Serviço de Saúde da Madeira, diz que o bastonário está sensibilizado para a necessidade médicos.
O ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa vai mover uma ação cível contra o primeiro-ministro para que este se «retrate publicamente» de «afirmações injuriosas», chamando como testemunha o Presidente da República, revelou hoje o próprio à Lusa.
Hoje é o dia do enfermeiro. Melhores salários no início de carreira e redução do número de horas diárias de trabalho são algumas lutas dos enfermeiros. A exigência da profissão leva a que muitos profissionais tenham de sacrificar o tempo para a família.
O secretário da Saúde acha que os enfermeiros têm poucos motivos para a greve. Em relação à greve de hoje, Pedro Ramos confirmou que os enfermeiros lhe comunicaram que apenas aderiram por solidariedade nacional. Mas o Sindicato dos Enfermeiros, o mais representativo, tem um pré-aviso de greve para o fim do mês. Pedro Ramos diz que está aberto a negociações e garante que não há motivos também para essa greve.
Os enfermeiros assinalam hoje o Dia Internacional do Enfermeiro com uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho, a contratação de mais profissionais e a justa e legal contagem de pontos para efeitos de progressão na carreira. A greve foi decretada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal. Abrange todo o território nacional, mas, na Madeira, o coordenador regional do sindicato democrático dos enfermeiros, Evaristo Faria, esclarece que tem havido abertura negocial e que, por isso, a greve dos profissionais na Região, apesar de convocada, terá uma vertente mais solidária.
O diretor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Domingos Leitão, alertou hoje que proteger as aves migratórias e os seus habitats é proteger o modo de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o decreto-lei que atribui aos pensionistas do setor bancário um complemento excecional equivalente a meia pensão, aprovado pelo Governo em 27 de abril.
A Escola Francisco Franco foi a vencedora da maratona de cartas da Amnistia Internacional. É um dos maiores evento de direitos humanos, que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo, em defesa de pessoas e comunidades em risco.
Mais de metade dos alunos do sexto ao décimo ano de escolaridade sente nervosismo, irritação e tristeza regularmente. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado em colaboração com a Organização Mundial de Saúde, que envolveu mais de mil alunos madeirenses.
Uma investigação sobre contrabando de tabaco e fraude fiscal, no valor de sete milhões de euros, levou hoje à realização de 30 buscas nos distritos de Lisboa, Setúbal, Faro, Porto, Coimbra, Braga e na região da Madeira.
O Chefe do Estado Maior da Armada reconhece que a recusa de saída do navio Mondego fragilizou a imagem da Marinha. Gouveia e Melo sublinhou que a Marinha não mente.
A Escola Secundária Francisco Franco reuniu mais de 1 800 assinaturas para ajudar cinco ativistas detidos que se destacaram na luta pelos direitos humanos. O projeto faz parte da maratona de cartas da amnistia internacional e é explicado por Matia Losago, diretor de juventude e educação para os direitos humanos na amnistia Portugal.