O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Coronel António Nunes, falou em exclusivo com a Antena 1 esta manhã para deixar o ponto de situação.
A depressão Óscar continua a se fazer sentir com muita intensidade na Região.
Os concelhos de Machico e Santa Cruz, na Madeira, onde na segunda-feira houve alguns deslizamentos de terra devido ao mau tempo, voltaram durante a noite a ter ocorrências semelhantes, mas sem gravidade, segundo os bombeiros locais.
Apesar de ter uma das freguesia sonde mais chove – Prazeres – o concelho da Calheta não tem ocorrências a registar. Mas de prevenção tem equipas da proteção civil, das águas e dos bombeiros, apoiados pelo estacionamento de uma máquina pronta a intervir, caso seja necessário.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Cruz assinalou 19 ocorrências de várias tipologias na sequência do mau tempo, como a queda de blocos/movimento de massas; queda de árvores; duas inundações e seis outras Ocorrências (Óleo na estrada, reposição de adufas)
Com mais de sete mil passageiros afetados pelo cancelamento de voos, a maioria encontrou uma solução. Mas ainda havia pessoas na gare do aeroporto
Na Ponta do Sol o dia foi de uma vistoria muito cuidada de todas as linha de água e a desobstrução de materiais que pudessem gerar ocorrências. Equipas da Câmara estiveram na foz das ribeiras da Madalena do Mar e da Ponta do Sol a garantir que a água seguia o seu curso, sem obstáculos
Câmara de Lobos foi dos concelhos mais afetados pelo Óscar, a depressão que tem vindo a gerar chuva intensa e nuvens baixas.
Machico viveu alguns sobressaltos. A chuva e o vento são responsável por pequenas quebradas, nos Maroços e em Santo António da Serra que chegaram a interromper o trânsito. As equipas da Proteção Civil municipal já efetuaram o trabalho de remoção da terra e pedras.
Foi um dia de chuva, vento e de temor pois na memória dos madeirenses está a aluvião de 20 de fevereiro 2010. Mas a Região tem resistido a este eventos extremo
Em nove das vinte e uma estações meteorológicas do IPMA na Madeira a chuva caiu acima do enquadramento do alerta vermelho; mais de 60 mm. Mas há outros locais da ilha, sem estações, onde a chuva tem sido impiedosa
O aumento da esperança média de vida é uma conquista da civilização mas é preciso que seja acompanhada de qualidade de vida. Portugal que neste nível está abaixo dos países europeus. A opinião é do administrador da Fundação Manuel António da Mota que esta tarde foi orador na conferência sobre envelhecimento que decorre no Colégio dos Jesuítas até dia 7 de Junho.
O Aeroporto da Madeira já registou o cancelamento de 45 voos. Cerca de 7000 pessoas foram afetadas. Há 6 voos atrasados.
A Secretaria Regional das Finanças informou que o miradouro do Cabo Girão vai estar encerrado durante todo o dia de amanhã devido ao mau tempo
As imagens são da Ribeira de João Gomes. E o turbilhão da água, em cascata, transporta pedras e outros detritos
É o sistema de alarmes que dá o alerta. No Jardim da Serra neste momento decorre uma situação de emergência, com a derrocada que obstruiu o leito do ribeiro
Paula Cabaço, presidente da Administração dos Portos da Região, disse que até agora não há incidentes a registar, mas tanto no Funchal, como no Caniçal foram tomadas medidas preventivas. Os portos da Região vão também incrementar a vigilância nos locais.
A ANA- Aeroportos de Portugal informa que devido às condições meteorológicas adversas a ocorrer na região da Madeira, com a previsão de continuidade durante o dia de amanhã, a operação aeroportuária encontra-se condicionada, com cerca de 28 voos cancelados e 12 divergidos até ao momento.