A população residente na Região aumentou em 2022 com mais 566 habitantes, resultado sobretudo da imigração. Há cada vez menos nascimentos e mais óbitos. Os dados da demografia revelam que a proporção de população idosa é cada vez mais significativa em relação aos jovens.
A Administração dos Portos da Madeira vai lançar, esta semana, o concurso público para a dragagem da entrada da Marina do Funchal. A acumulação de resíduos está a causar constrangimentos no local.
As alterações climáticas, as perdas e a qualidade da água estão entre as maiores questões que devem ser tidas em conta no novo plano de gestão da região hidrográfica do arquipélago da Madeira. O documento para 2022-2027 está em discussão pública. A primeira sessão de participação decorreu hoje.
Nesta primeira fase, o apoio não se destina à produção perdida.
O Ministério Público (MP) acusou 124 arguidos por burlas bancárias através de «phishing», num esquema fraudulento que terá causado um prejuízo superior a um milhão de euros, adiantou hoje a Procuradoria-Geral da República.
Os trabalhadores da Matutano marcaram uma greve para o dia 28 de junho, protestando pelos baixos salários, ritmo de trabalho e outras questões, de acordo com um comunicado hoje divulgado pelo STIAC (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar).
O presidente do Governo Regional afirma que a Madeira está a acompanhar a evolução e a aplicação da inteligência artificial. Miguel Albuquerque defende que a regulamentação desta ferramenta deve ser feita pelos Estados.
A Câmara Municipal de São Vicente prorrogou o prazo de candidaturas para a empreitada de reparação de várias estradas e arruamentos municipais. O concurso tem um valor de dois milhões e setecentos mil euros.
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos quer ter a gestão do varadouro e do cais da cidade para dar uma nova imagem ao local. Neste momento decorrem negociações entre o município, o Governo Regional e a Administração dos Portos.
Os 13 militares da Marinha, que recusaram embarcar no navio Mondego, a 11 de março, conheceram esta manhã a acusação no âmbito do processo disciplinar. Em causa está a desobediência a uma ordem superior. A defesa tem agora 10 dias para contestar.
O julgamento do processo da queda da árvore do Monte foi retomado. O chefe de divisão dos espaços verdes foi ouvido na parte da manhã. Francisco Andrade garante que nada fazia prever o acidente, já que o carvalho estava em boas condições. A sessão da tarde, em que era para ser ouvida Idalina Perestrelo, que é outra das arguidas, foi adiada devido à greve dos oficiais de justiça.
Um homem de 42 anos, natural e residente no concelho do Funchal, foi detido pelo crime de furto de uma viatura, em São Roque.
O homem de 30 anos detido por tentativa de homicídio qualificado, por ter atirado um produto inflamável e ateado fogo a uma pessoa na Madeira, ficou em prisão preventiva, indicou hoje fonte do tribunal.
Nenhuma Região do país pode ficar para trás na compreensão e utilização da geração de inteligência artificial. A convicção é do presidente da Associação Internacional dos Parceiros da Microsoft, manifestada num encontro no Funchal. Pedro Duarte diz que a inteligência artificial pode permitir uma redução de horários de trabalho para todos.
Depois de na parte da manhã ter decorrido com normalidade a audiência de Francisco Andrade, chefe da divisão de jardins, cemitérios e hortas urbanos da Câmara do Funchal, na altura da queda da árvore do Monte, a audiência a Idalina Perestrelo, ex-vice presidente da autarquia, que acontecia à tarde, foi cancelada devido à greve dos funcionários judiciais.
O Papa Francisco, hospitalizado em Roma desde 7 deste mês após uma cirurgia abdominal, vai deixar o hospital na manhã de sexta-feira, anunciou hoje o Vaticano.
Regressou hoje ao Tribunal do Funchal, o julgamento do caso da queda da árvore do Monte, em 2017, que vitimou mortalmente 13 pessoas. Hoje começou a ser ouvido o arguidos Francisco Andrade, que era na altura chefe de divisão, de jardins, cemitérios e hortas urbanas. Perante o tribunal, lamentou as vítimas e mostrou-se solidário com a dor das famílias. Ao longo do inquérito tem dito que não percebe porque está a ser pronunciado e tem tentado justificar a sua defesa com a sua avaliação técnica sobre o estado de saúde fitossanitário da árvore que acabou por cair. Assumiu ao tribunal que até agora nunca foi determinada a causa da queda da árvore, que poderá ter caído na sequência das ondas vibratórias do fogo de artifício, que disse serem muito fortes.
Cerca de 14% dos portugueses admitiu ter utilizado intencionalmente fontes ilegais para aceder a conteúdos protegidos, tendo 87% dos inquiridos dito que prefere optar por fontes legais quando disponíveis a preços acessíveis, segundo um estudo europeu hoje divulgado.
O ex-ministro Pedro Nuno Santos assumiu hoje que a indemnização a Alexandra Reis foi um processo «que objetivamente correu mal», apesar de ter representado menos de 1% do trabalho que o ministério teve na TAP.
A Administração dos Portos da Madeira, APRAM, S.A., vai lançar ainda esta semana um procedimento, com caráter de urgência, para a realização da dragagem da entrada da Marina do Funchal, que tem estado condicionada, devido à grande acumulação de materiais na baía portuária, na sequência da depressão Óscar.