Na sessão solene dos 521 anos do concelho, Carlos Teles pediu ao Governo Regional apoio na segunda fase da consolidação da escarpa da marginal da vila da Calheta. Miguel Albuquerque garantiu que se for eleito, a obra avança no próximo ano.
O novo espaço vai ajudar as autoridades a identificar e a combater as novas substâncias psicoativas. O anúncio foi feito pelo representante da República, no aniversário da unidade da Guarda Nacional Republicana.
Entre janeiro de 2022 e junho de 2023, o posto de turismo da Calheta teve uma afluência de 6.801 pessoas. No concelho foram registados 280 novos residentes oriundos da União Europeia. Números avançados por Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta, no discurso dos 521 anos do município. O autarca pediu a ajuda do presidente do Governo Regional para continuar a criar esta «nova centralidade».
O Ministro da Educação anunciou hoje que está a ser feito um levantamento junto das escolas das necessidades de técnicos especializados, para que em breve seja aberto um concurso para a vinculação destes profissionais.
A Associação de Comércio e Indústria do Funchal dispõe, a partir de agora, de um novo centro de arbitragem. A entidade vai permitir tornar mais céleres as respostas aos conflitos comerciais e administrativos. Jorge Veiga França, da ACIF, diz que o objetivo passa por encontrar acordos extrajudiciais e menos morosos.
A partir do dia 11 de julho, as autoridades têm um auxiliar precioso no combate às novas substâncias, com a entrada em funcionamento do laboratório da Polícia Judiciária.
Em 2022, a Polícia de Segurança Pública efetuou 145 operações que levaram à apreensão de 12 kg das designadas novas drogas. Os estupefacientes tradicionais continuam a ser os mais apreendidos, mas, segundo a polícia, os consumidores das novas substâncias psicoativas apresentam índices de violência mais elevados.
A taxa de poupança das famílias caiu 0,6 pontos percentuais no primeiro trimestre face ao anterior, para 5,9% do rendimento disponível, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Ministério Público (MP) acusou dois elementos da claque Diabos Vermelhos, afeta ao Benfica, do crime de ofensas à integridade física a dois adeptos do Sporting pertencentes à claque Torcida Verde, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República.
A Câmara do Funchal espera realizar a contenção de algumas das escarpas da cidade onde mais tem acontecido queda de pedras. São obras que vão contar com apoios europeus, realça o vereador da autarquia Bruno Pereira.
O Presidente da Câmara do Porto Santo vai aproveitar a presença do Ministro das Infraestruturas na ilha, amanhã, para pedir celeridade na resolução do contrato de concessão das ligações aéreas entre a Madeira e o Porto Santo. Não é possível marcar viagens a partir de 23 de agosto, o que afeta uma parte importante da época alta.
O consumo de substâncias psicoativas ilícitas ao longo da vida em Portugal subiu mais de 60% desde 2001, situando-se a prevalência em 2022 abaixo da média registada pelo conjunto dos países europeus, revela um estudo hoje divulgado.
É a consequência da greve dos funcionários judiciais, que reivindicam um justo reconhecimento de carreiras, que estão congeladas há 25 anos, e uma atualização das respetivas tabelas salariais. António Albuquerque, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, garante que os casos urgentes foram tidos em conta. O secretário do Sindicato dos Funcionários Judiciais alerta para o desinvestimento na justiça, que prejudica os cidadãos e que coloca em causa o próprio estado de direito.
A empreendedora madeirense Candy Flores entrou na lista das 100 mulheres mais influentes no mundo das tecnologias emergentes, a primeira vez que uma portuguesa entra neste «ranking» da Women of the Future. Candy Flores lidera uma empresa de tecnologias emergentes, através do Madalia World, um projeto Web3.
A prevalência do consumo de tabaco em Portugal aumentou de 48,8% para 51% entre 2017 e 2022 e a do consumo de álcool de 49,1% para 56,4%, enquanto o uso de sedativos está nos 13%, abaixo dos 22,%5 em 2001.
Os pedidos de obtenção de nacionalidade portuguesa aumentaram cerca de 37% no ano passado em relação a 2021, totalizando 74.506, o valor mais elevado dos últimos quatro anos, revelou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Moradores da Mãe de Deus, no Caniço, lançaram um abaixo-assinado com vista à deslocalização de uma vacaria que lá existe desde os anos oitenta. Falam em mau cheiro e querem que a exploração seja deslocada para longe da zona habitacional.
O sindicato dos trabalhadores da administração pública considera que as novas carreiras de técnico auxiliar de saúde e tripulante de ambulância, anunciadas pelo Serviço de Saúde da Região foram implementadas de forma ilegal.