Alexandre Fernandes, da União dos Sindicatos da Madeira, diz que o aumento do número de funcionários na administração pública reflete uma compensação em relação à altura da intervenção da Troika, período durante o qual não foram admitidos novos funcionários. Alexandre Fernandes considera que ainda são necessários mais funcionários em algumas áreas da administração pública.
Aumentou este ano a população do mosquito Aedes aegypti, o vetor da dengue, e a culpa é do calor. Só nas últimas três semanas, nas armadilhas mais críticas da rede de 243 armadilhas para formas imaturas, o número de ovos mais do que duplicou.
Na rubrica Madeirenses como nós, hoje conhecemos João Luís Gonçalves, compositor, a viver na Irlanda do Norte. O Madeirense cria bandas sonoras para curtas-metragens, anúncios ou teatros e atualmente trabalha para dois videojogos.
O Guia Prático da Justiça (GPJ) vai disponibilizar informação sobre a criação de empresas com recurso a um sistema de inteligência artificial que usa a mesma tecnologia do Chat GPT, revelou o secretário de Estado da Justiça.
Dos cerca de 150 formandos dos cursos de náutica de recreio promovidos pela Casa do Povo da Calheta, cerca de 20 por cento conseguiram trabalho na área. Em setembro, o polo de emprego da Calheta vai promover novas formações de marinheiro e patrão local.
O enfermeiro diretor do serviço regional de Saúde, José Manuel Ornelas, foi convidado do Telejornal da RTP Madeira. Falou sobre o ataque informático do qual a SESARAM foi alvo e sobre as consequências da mesma.
O presidente da Câmara Municipal diz que a sazonalidade é cada vez menor e acredita que o novo projeto hoteleiro, o Pestana Dunas, anunciado para setembro, vai ajudara o desenvolvimento turístico e económico da ilha dourada.
A plataforma para a submissão de candidaturas a um apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais voltou a estar disponível depois da elevada procura ter originado constrangimentos, adiantou hoje o Governo.
A China estará a construir uma pista de aterragem em uma disputada ilha no Mar do Sul da China, que também é reivindicada pelo Vietname e por Taiwan, segundo a Associated Press, que se baseou em imagens de satélite.
Este ano, participam grupos da Chéquia, Eslováquia, Sérvia e Lituânia.
O maior fluxo de emigração deu-se nos finais do século dezanove quando trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Estima-se que por essa altura chegaram a estar cerca de 20 mil madeirenses no arquipélago.
As equipas de resgate já percorreram 32% da área afectada. As buscas podem entretanto ser suspensas por causa do mau tempo previsto para o fim-de-semana.
O Governo aprovou uma linha de financiamento de 15 milhões de euros para respostas de atendimento, acolhimento e integração de vítimas de violência doméstica e de tráfico de seres humanos, e abre as candidaturas na quinta-feira.
Três listas vão concorrer às eleições para os órgãos sociais nacionais e regionais da Ordem dos Arquitetos (OA) para o mandato 2023-2026, marcadas para 21 de setembro, de acordo com aquela entidade.
O Governo alemão deu hoje um passo no sentido da legalização controlada da canábis para fins recreativos com a aprovação de um projeto de lei que visa descriminalizar a posse e o consumo.
Oficiais de operações de voo e técnicos de manutenção de aeronaves da SATA Air Açores vão estar em greve entre 29 e 31 de agosto, por impossibilidade de acordo com a empresa sobre a carreira, anunciou fonte sindical.
A Casa do Povo de São Roque do Faial realiza amanhã uma sessão de sensibilização e de recolha de lixo, na Levada dos Balcões, no Ribeiro Frio. Heliodoro Dória, presidente da casa do povo, lembra que esta atividade começou há 15 anos e garante que o lixo encontrado tem sido menor. A iniciativa realiza-se amanhã a partir das duas e meia da tarde.
Chegou há pouco à Madeira o bispo da diocese de Mananjary, em Madagáscar, o madeirense Alfredo Caires. Neste regresso às origens será feita uma campanha de angariação de fundos para ajudar a população que tem sofrido com passagem de ciclones, o último dos quais aconteceu em fevereiro deste ano.
O presidente da autarquia diz que as ocorrências são pontuais e sem gravidade. Nuno Baptista lembra que os atos de vandalismo são consequência do grande número de turistas que visitam o Porto Santo no verão. Nuno Baptista recorda também que houve um reforço de policiamento para esta altura do ano e diz que as entidades estão em constante vigilância para evitar atos de vandalismo como os ocorridos no ano passado.
No 2.º trimestre deste ano existiam 20 934 postos de trabalho na Administração Regional da Madeira (ARM) a 30 de junho de 2023. Em relação ao trimestre anterior, a variação foi de -50 postos (-0,2%), verificando-se em termos homólogos um aumento de 255 postos (+1,2%). Comparativamente ao final de 2011 houve uma diminuição de 419 postos (-2,0%).