As associações da indústria alimentar Alif e Ancipa defenderam hoje a redução do IVA dos alimentos para 6% e disseram estar disponíveis para fazer um pacto com o Governo de que não aproveitarão a baixa para aumentar os seus lucros.
Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) criou um laboratório de bioeletrónica e bioenergia para estudar a geração de energia limpa e sustentável a partir da comunicação entre microalgas, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.
O Sindicato dos Trabalhadores e Aviação e Aeroportos (Sitava) questionou hoje a “pressa” do Governo em avançar com a privatização da TAP, indicando que não consegue “vislumbrar qualquer razão” para a decisão, de acordo com um comunicado divulgado.
Uma turista belga com 25 anos foi atingida, hoje, por pedras quando estava a percorrer a vereda entre o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro.
O presidente da Assembleia da República considera que Portugal é um exemplo mundial em termos de respeito pela liberdade religiosa, defende que essa vantagem deve ser acarinhada e elogia a ação de Marcelo Rebelo de Sousa nesta temática.
As escolas públicas perderam quase 10 mil docentes numa década e a maior quebra foi até 2014, segundo dados recentemente divulgados que mostram também uma classe docente cada vez mais envelhecida em todos os ciclos de ensino.
O Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS) recebeu um alerta, pelas 12:05 no dia de hoje, para 1 cidadã de nacionalidade belga, que foi atingida por uma queda de pedras durante o percurso que realizava, entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo.
Especialistas da ONU acusaram hoje o Governo venezuelano de intensificar os ataques ao espaço cívico e democrático no período que antecede as eleições presidenciais de 2024, a que se recandidata Nicolas Maduro.
A ministra da Defesa Nacional considerou hoje que os casos que têm vindo a público não afetam a imagem pública do ministério e garantiu estar preparada para «todas as ações» quando houver decisões judiciais.
O número de desempregados inscritos no centro de emprego da Região desceu 28 por cento no ultimo mês de agosto, comparativamente ao mês homólogo do ano passado. Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego, em agosto estavam inscritas 7.419 pessoas no centro de emprego da Madeira. Este valor representa um decréscimo de 2.882 pessoas relativamente a agosto de 2022 e de 167 pessoas face a julho de 2023. Vânia Jesus, presidente do Instituto de Emprego da Madeira, diz que há 17 anos que a Região não registava um desemprego tão baixo.
Portugal está disponível para aderir a novas coligações que estão a ser constituídas pelos aliados para apoio à Ucrânia, anunciou hoje em Leiria a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.
Portugal está com uma média diária de dez óbitos por covid-19 e entre 200 a 300 novos casos, números que representam «uma grande subestimação», porque a maioria dos infetados já não reporta a situação, segundo o epidemiologista Carmo Gomes.
Foi encontrado há pouco o corpo de um homem no mar no Porto do Caniçal
Cerca de 4 mil funcionário do Serviço de Saúde da Madeira de um total de 6 mil começam a receber hoje uma atualização salarial e compensações. O impacto financeiro desta medida, só no dia de hoje, representa 5,5 milhões de euros.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 4,4% em agosto em termos homólogos e 3,9% em cadeia, para 295.361, “o segundo menor valor de sempre” nos meses de agosto, anunciou hoje o Governo.
O ativista está acusado pelo Ministério Público de Lisboa por um crime de difamação, publicidade e calúnia contra o militante nacionalista e ex-cabecilha de um grupo racista (skinhead) Mário Machado.
O jovem acusado de planear um ataque terrorista na universidade, mas condenado por posse de arma proibida a dois anos e nove meses de prisão, será libertado em novembro devido à amnistia ligada à Jornada Mundial da Juventude.
A organização sindical diz que esta situação está a preocupar os docentes.
A condução em estado de embriaguez e a velocidade excessiva foram as infrações mais registadas na operação «cinto-me vivo». Na Madeira foram fiscalizadas 965 viaturas, em 25 ações por toda a Madeira. Já no que se refere aos sistema de segurança, houve 10 contraordenações pelo não uso ou uso indevido do cinto.
Este ano já foram detidos 350 condutores no Funchal a conduzirem sob influência do álcool e 70 sem habilitação para o fazerem. Os dados foram revelados por Edgar Castro, comandante de Trânsito na Esquadra da PSP do Funchal, durante o debate «a condução não é um jogo», evento inserido na semana da mobilidade.