Estamos na semana da celebração de Nossa Senhora do Monte. Ao longo dos últimos dias e atá ao dia 15 há novenas na igreja do Monte.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou esta quinta-feira estado de catástrofe no arquipélago norte-americano do Havai, afetado por incêndios que destruíram uma cidade na ilha de Maui e causaram a morte a pelo menos 36 pessoas.
O vento que se faz sentir nos extremos da ilha está a condicionar o tráfego no Aeroporto da Madeira
A safra está a ser muito boa e o responsável pela Coopesca fala mesmo no melhor ano de sempre. Já está a ser negociada com Bruxelas a possibilidade de utilizar a quota extra que foi concedida o ano passado mas acabou por não ser utilizada. A quota do peixe-espada-preto é de 2.200 toneladas anuais. A quantidade capturada até agora já está nos 70%.
Um quarto dos portugueses desperdiça mais comida no verão, especialmente fruta, seguindo-se verduras e produtos lácteos, sugere um estudo hoje divulgado, segundo o qual uma das justificações é pensar-se que o calor estraga mais facilmente os alimentos.
Foi entregue esta tarde, na Quinta Vigia, um abaixo-assinado de um grupo de moradores do Caniço, com vista à retirada de uma vacaria da zona da Mãe de Deus. Vera Gomes, a porta voz, acusa a autarquia de Santa Cruz de não assumir uma posição. O documento entregue esta tarde tem cerca de 800 assinaturas.
O SESARAM informa que a atividade clínica e assistencial se encontra a ser realizada dentro do constrangimento que a ausência da rede informática permite.
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género tem uma nova campanha contra a Violência Doméstica, defendendo que não "há desculpas" para este tipo de crime e lembrando que até junho se registaram quase 15 mil ocorrências.
A Câmara do Funchal decidiu mudar o nome do Caminho do Trapiche, em Santo António. Vai passar a chamar-se Estrada de São João de Deus.
Há hotéis e população afetados. A presidente da Câmara da Ponta do Sol confirmava esta tarde que não havia água nas torneiras. A falta de água deve-se a uma avaria grave, cerca das 12h00, na conduta adutora das Rabaças, que abastece o concelho. Confrontada com esta situação, a Águas e Resíduos da Madeira recusou prestar declarações e remete para um comunicado onde indica que o problema deve afetar também o concelho da Ribeira Brava.
Uma equipa de cinco estudantes, incluindo três portugueses, está entre os vencedores da edição deste ano da Academia Europeia de Inovação com um projeto que recorre à inteligência artificial para reduzir tempo no diagnóstico em imagiologia.
A temperatura alta vai estar mais tempo na Madeira do que inicialmente previsto. A onda de calor deverá prolongar-se até terça-feira. Victor Prior, delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz que os termómetros vão ultrapassar os 30 graus durante os próximos seis dias. Ao calor, junta-se também vento moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros/hora.
A Associação Garouta do Calhau vai abrir, em janeiro de 2025, um centro de noite. Previstos para breve estão também mais dois centros de dia. A associação que está a sentir dificuldade em recrutar assistentes operacionais.
O secretário Regional de Saúde admite que ainda existem constrangimentos nas consultas, cirurgias, exames e outros atos que têm vindo a ser realizados no Serviço Regional de Saúde, após o ciberataque de que foi alvo o SESARAM. Pedro Ramos diz, no entanto, que os serviços continuam a funcionar e que os utentes estão a ser atendidos.
O grupo de trabalho que junta lesados do Banif e do BES recebe em setembro um relatório com as expectativas de recuperação de créditos, um passo que os lesados esperam que seja a antecâmara da criação do fundo de recuperação.
Medir a temperatura sem usar termómetros ou outros sensores físicos. É um dos temas de investigação a que se dedica Cláudio Gomes, doutorado em informática e professor numa universidade da segunda maior cidade da Dinamarca, aos 33 anos. É o nome de hoje da rubrica Madeirenses como Nós.
Nuno Neves, presidente da delegação regional da Ordem dos Enfermeiros, prevê que isso possa acontecer.
A Proteção Civil Regional está em alerta devido à onda de calor que assola a partir de hoje a Madeira e o Porto Santo nos próximos dias e que aumenta o risco de incêndios florestais. Há mesmo a possibilidade de reforço de meios nas serras, admite António Nunes, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, em declarações à Antena 1.