Amanhã é dia eleitoral na Madeira e a rádio pública tem ao longo do dia vários espaços de informação com reportagens e diretos dos 11 concelhos da Região. Gil Rosa, subdiretor de conteúdos da RTP-Madeira descreve o dia informativo na rádio.
Uma aeronave fez hoje uma aterragem de emergência na zona do Sado, na península de Setúbal, sem causar feridos, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Céu com períodos de muita nebulosidade. Possibilidade de ocorrência aguaceiros fracos até final da manhã em alguns locais. Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante leste. Temperatura máxima de 27º e mínima de 23º. Para amanhã, domingo, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva fraca ou chuvisco. Vento fraco.
Quase cinco toneladas de cocaína foram apreendidas na alfândega marítima de Lisboa, dissimuladas num contentor de bananas proveniente do Equador, anunciou hoje a Autoridade Tributária (AT), responsável pela deteção da droga.
A chave do Euromilhões desta sexta-feira é composta pelos números 3 - 23 - 24 - 34 - 35 e pelas estrelas 5 e 8.
Um em cada quatro madeirenses vive com pouco mais de 550 euros por mês. A taxa de desemprego no arquipélago é maior do que a média nacional. No ano passado fixou-se nos 7%. Conclusões tiradas pela Pordata, que fez um retrato da situação política, económica e social a poucos dias das eleições da Madeira.
O presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas duvida da eficácia das medidas anunciadas ontem pelo Governo da República para apoiar as famílias com crédito à habitação. Paulo Pereira entende que as medidas como a bonificação dos juros são poucos eficazes e têm um cariz político.
O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública informa que procedeu à identificação de um cidadão do sexo masculino com a idade de 26 anos, natural do Concelho do Funchal, suspeito pela prática de vários crimes contra a propriedade, ocorridos recentemente num estabelecimento comercial localizado no Arco da Calheta.
Está resolvido o impasse entre o Governo Regional e a Associação de Municípios da Região na comparticipação dos custos com o aumento salarial para os bombeiros do quadro das associação humanitárias. O Governo vai assumir 60 por cento do valor e as autarquias 40 por cento. Uma medida que entra em vigor no próximo ano e que, segundo Pabulo Freitas, pode representar um aumento de 300 euros nos salários mais baixos.
Hoje vamos de viagem até à Quinta Grande, ao sítio da Quinta, onde encontrámos uma mercearia cujas portas não fecham por teimosia da vizinhança. O grande laço de confiança com a proprietária do espaço permite que sejam os próprios clientes a se servirem.
A construção civil na Madeira registou no ano passado os números mais altos da década, em obras concluídas e licenciadas. Segundo a Direção Regional de Estatística, em 2022 foram concluídos 382 edifícios na Região. É um aumento de 4 por cento em relação a 2021. Já as obras licenciadas foram 504, o que corresponde a um aumento de 6 por cento comparativamente com o ano anterior.
A Esquadrilha de Helicópteros tem origem com o processo de aquisição das fragatas Vasco da Gama, criada a 8 de junho de 1993
Há um resgate em curso a uma turista holandesa ferida na Levada do Caldeirão Verde, em Santana. A mulher encontra-se a cerca de dois quilómetros das Queimadas e sofreu uma queda no percurso.
A partir do próximo ano, quem tem mais de 65 anos não vai pagar para andar nos transportes públicos no Funchal. Para os idosos com mais de 75 anos haverá também apoios para que se possam deslocar de táxi.
O voo da Ryanair, proveniente do Porto, que tinha como destino a Madeira, acabou por ser divergido para o Porto Santo, por falta de visibilidade.
Na semana passada houve 66 acidentes na Madeira, que resultaram em 22 feridos, um deles grave em Santa Cruz. Foram detidos 14 condutores embriagados, um sem carta de condução, outro por recusar a fazer o teste do álcool e ainda mais um por estar a conduzir a com a carta apreendida.
Uma requalificação que começou em março deste ano e que ficou recentemente concluída. Um investimento do Governo Regional no valor dos 728 mil euros.
Um em cada quatro madeirenses vive em risco de pobreza. A população idosa aumentou e a taxa de analfabetismo é a segunda maior do país. São alguns dos dados do retrato demográfico e económico do ano passado, divulgado pela Pordata. Um retrato que indica também que as empresas exportam mais do que importam e que houve em 2022 um número recorde de entrada de visitantes.
O Sindicato dos Enfermeiros da Madeira já recebeu hoje mais de uma dezena de reclamações de profissionais sobre o pagamento do subsídio de risco Covid-19 de 2021 que hoje foi pago. Juan Carvalho, o presidente do sindicato, diz que há diferenças nos valores pagos a trabalhadores em circunstâncias idênticas, fala em descontentamento e pede explicações por parte do Serviço Regional de Saúde. A Antena 1 está a tentar o contacto com o Conselho de Administração do SESARAM mas até agora sem sucesso.
Os bolseiros que estão a estudar longe de casa terão um reforço do complemento ao alojamento que poderá chegar aos 38%, anunciou o Governo, explicando que o apoio poderá ultrapassar os cinco mil euros anuais.