O Papa Francisco disse hoje que o Colégio Cardinalício é chamado a assemelhar-se a uma orquestra sinfónica, onde a diversidade é indispensável, mas deve concorrer para um resultado comum.
Mais de 20 cidades, entre as quais o Funchal, vão ser hoje palco de protestos contra a crise na habitação, enquadrados na plataforma “Casa para viver, Planeta para habitar”, que agrega mais de uma centena de associações e coletivos.
A edição deste ano do Macaronight juntou mais de 120 investigadores no Colégio dos Jesuítas. É um dos projetos inseridos no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.
Uma medida para fomentar o convívio entre os alunos. Os estudantes e os encarregados de educação aceitaram de bom grado a decisão.
A União de Mulheres Alternativa e Resposta pretende envolver mil funchalenses num estudo sobre as fragilidades sociais da população. Os inquéritos estarão disponíveis na internet, para que os cidadãos possam preenchê-los. Os resultados serão apresentados no próximo ano.
A greve dos funcionários judiciais registou uma adesão superior a noventa por cento. No Funchal, estiveram encerrados vários juízos criminais e o departamento de investigação e ação penal. O mesmo aconteceu nos tribunais do Porto Santo, Santa Cruz e Ponta do Sol.
Alguns recém-licenciados em enfermagem querem trabalhar na Madeira. Cerca de 80 novos enfermeiros foram vinculados à profissão, numa cerimónia que contou com a presença da bastonária.
Na Madeira, registam-se por ano cerca de duzentas paragens cardiorrespiratórias. Se a intervenção não for célere, sete a dez por cento das vitimas morrem. No dia mundial do coração, o secretário da Saúde reconheceu a necessidade de mais profissionais no setor.
O desperdício alimentar passou dos 500 para os 800 quilos por ano. A presidente do Banco Alimentar na Madeira reconhece que são necessárias mais ações de sensibilização.
Para já Ana Sousa é Diretora do Departamento para a Inclusão da Pessoa com Deficiência e quer deixar a casa arrumada antes de abraçar as novas funções. Vai tutelar áreas que conhece.
O chefe do Estado-Maior do Exército romeno, general Daniel Petrescu, afirmou hoje que a guerra russa na Ucrânia está a destabilizar a região do mar Negro, acusando Moscovo de bloquear o sinal de GPS em águas territoriais da Roménia.
Pegadas de dinossauros com 195 milhões de anos foram descobertas em Alvaiázere, no distrito de Leiria, sendo as mais antigas da Península Ibérica, segundo um estudo científico hoje divulgado.
Hoje vamos até ao Sítio da Fajã Grande, na freguesia da Boaventura. É um dos locais de fronteira entre os concelhos de São Vicente e Santana. No único café da zona, fomos encontrar um grupo em amena cavaqueira, que incluía uma turista alemã, que tinha chegado há apenas três dias à Região. Diz que conhece muito mundo, mas que a Madeira é especial.
Segundo estimativa elaborada pela Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), a produção global de resíduos, em 2022, na Região Autónoma da Madeira (RAM), rondou as 238,8 mil toneladas, menos 9,8 mil toneladas (-3,9%) comparativamente ao ano precedente.
A PSP identificou quatro homens com idades entre os 37 e os 52 anos, residentes no Funchal e em Câmara de Lobos pelo crime de tráfico de drogas. Foi possível apreender cerca de 25 doses individuais de «BLOOM ou ALPHA PHP», bem como a quantia monetária superior a 800 euros e outros objetos que indiciam a prática do crime de tráfico de estupefacientes. Os mesmos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
O Comando Regional da PSP registou, entre 22 e 28 de setembro, 57 acidentes de viação, dos quais resultaram 25 feridos ligeiros e 1 ferido grave. Foram ainda detidos 11 condutores por embriaguez e 1 condutor por desobediência/recusa de teste ao álcool.
A greve dos funcionários judiciais está a ter uma adesão superior a 90 por cento na Madeira. António Albuquerque diz que são necessários entre mais 20 ou 30 oficiais de justiça na Madeira. O dirigente sindical lembra que a tabela salarial dos funcionários judiciais é de 1999 e que o estatuto da profissão também não tem sido revisto.
Na base destes números estão hábitos menos apropriados no dia-a-dia, como a falta de exercício físico, a má alimentação ou o excesso de consumo de sal e neste campo os madeirenses consomem mesmo mais do dobro da quantidade recomendada por dia.
No ano passado, o Banco Alimentar contra a fome da Madeira recolheu 520 toneladas de alimentos que resultaram de desperdícios alimentares, um número que tem vindo a subir gradualmente ao longo dos últimos anos. Fátima Aveiro, coordenadora regional do Banco Alimentar, diz que o desperdício está, sobretudo, nas famílias em casa.
O número de estudantes emigrantes e lusodescendentes colocados no ensino superior português, ao abrigo do respetivo contingente especial, desceu este ano letivo de 489 para 444 alunos, ficando mais de 88% das vagas atribuídas por preencher, segundo dados oficiais.