Está de regresso a rúbrica «Madeirenses como Nós», projeto que passa a ter emissão semanal, à sexta-feira, pelas 9h50. Hoje conhecemos Dinarte Menezes, de 35 anos, natural do Estreito da Calheta. É diretor de negócios na Africa Trading Group, grupo ligado ao setor industrial e mineiro. O madeirense, que procura angariar clientes pelo mundo, atualmente está no Panamá, país ao qual se confessa rendido.
A Europa pode ser energeticamente independente até 2030, com recurso a energias renováveis, ainda que até 2040 não fique completamente livre de combustíveis fósseis, indica um estudo hoje divulgado.
A população estrangeira residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) a 31 de dezembro de 2022 totalizava 11 793 pessoas – valor mais elevado desde 2008 (primeiro ano da série temporal existente) – representando um aumento de 13,3% face a 2021 (+1 388 pessoas).
As Regiões Ultraperiféricas continuam a ficar isentas do tratamento secundário de águas residuais. Os eurodeputados aprovaram, em Estrasburgo, a diretiva de Tratamento de Águas Residuais Urbanas, na qual constava uma emenda que tinha em conta as particularidades destas regiões. Sara Cerdas, eurodeputada do PS, salienta que esta foi uma vitória para a Madeira. A Diretiva de Tratamento de Águas Residuais Urbanas, agora revista, remontava a 1991
O encontro unta 25 elementos dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e dos Bombeiros Voluntários de Cernache de Bonjardim, na freguesia da Sertã. O cais do Funchal foi o primeiro cenário escolhido.
O Prémio Nobel da Paz 2023 foi hoje atribuído à ativista iraniana Narges Mohammaddi, anunciou o Comité Nobel Norueguês.
Em 2022, António Rego percorreu a pé as 9 ilhas do arquipélago dos Açores, de onde é natural. Agora está a dar a volta à ilha da Madeira. Um desafio que irá completar em 9 dias, percorrendo grande parte do caminho real 23.
O objetivo da iniciativa foi alertar para a prevenção das doenças do coração.
Uma investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro revela que dois terços dos adolescentes já foram vítimas de agressão na escola. O estudo, citado hoje pelo Diário de Notícias de Lisboa, indica 92 por cento de violência psicológica e 82% de natureza física entre os 12 e os 18 anos. A conclusão refere ainda um padrão de violência entre pares que pode perpetuar-se depois, na intimidade.
Ir à praia, dar um passeio ou ler, são algumas das atividades que os madeirenses costumam fazer nos feriados.
A igreja encara o facto de haver pais que não querem que os filhos vão à catequese como um problema. A situação esteve em debate num encontro de catequistas da Região. Há cerca de 600 na Madeira e Porto Santo.
Acontecimentos a 5 de Outubro de 1910, que culminaram com a implantação da República em Portugal. A Revolução acabou com a monarquia no país.
Há trabalhadores da construção civil, estrangeiros, a viver em condições precárias na Madeira e a ganhar a 5 euros à hora. Não têm direito ao subsídio de férias e às horas extraordinárias. A denúncia é do sindicato da construção, no programa Madeira em Números, que vai para o ar esta noite, na RTP Madeira.
Pelo menos três empresários luso-sul-africanos foram sequestrados na noite desta quarta-feira na província sul-africana de Gauteng, disse hoje à Lusa o dirigente da organização comunitária Fórum Português da África do Sul.
Foram atingidos 34,7 graus. Adianta Vítor Prior, delegado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A afirmação é do bispo do Funchal Nuno Brás, na celebração do dia do catequista.
Um dia de festa onde foram lembradas as conquistas e as reivindicações da classe docente.
O relatório de Defesa Digital da Microsoft revela hoje que os ciberataques atingiram 120 países, impulsionados por espionagem instigada pelos governos, e que a inteligência artificial (IA) já é usada como arma para aperfeiçoar mensagens de 'phishing'.