Incêndios nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de lobos e Machico, levando ao empenhamento de 84 operacionais dos corpos de bombeiros e polícia florestal, 19 veículos e 1 meio aéreo.
Cerca de 300 mil vacinas contra a covid-19 e a gripe foram administradas na primeira semana da campanha de vacinação, que abrange maiores de 60 anos, pessoas com doenças de risco, profissionais de saúde e trabalhares em lares.
Na Madeira, a mortalidade por insuficiência cardíaca passou de 242 casos por cada 100 mil habitantes para os 326. Números dados a conhecer no congresso de cardiologia, que acontece no Funchal.
Este ano, a comemoração do dia nacional da paralisia cerebral acontece na Madeira. A associação regional está a organizar um encontro onde será debatido o impacto da doença na família e a responsabilidade social das empresas.
A autarquia assegura que este é mais um passo na conservação do património e na atração do turismo de natureza. O município é o primeiro concelho da região a ser galardoado com o prémio Geoconservação 2023.
Centenas de pessoas saíram hoje às ruas de Nairobi, capital do Quénia, para manifestar a sua oposição à comunidade LGBT+, uma ação que os grupos de defesa dos direitos humanos descreveram como "perigosa".
O secretário da Saúde não vai propor ao secretário das Finanças um reforço das verbas para a recuperação de cirurgias em atraso no próximo orçamento regional. Pedro Ramos diz que os 9 milhões de euros definidos no último orçamento já são uma verba importante. Na 2.ª edição do congresso de cardiologia da Madeira, Pedro Ramos disse também que 60 doentes são acompanhados atualmente por insuficiência cardíaca na Região.
Segundo a PSP, foram registados sete feridos ligeiros e um ferido grave, num acidente na Ribeira Brava. Nas operações de fiscalização rodoviária, foram realizadas 11 detenções por condução de veículo em estado de embriaguez, seis detenções por condução sem habilitação legal e 2 detenções por desobediência.
A greve dos assistentes operacionais levou esta manhã ao fecho da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Uma greve que se junta a outra, a dos professores, de âmbito nacional e que teve pouca expressão na Região. Segundo o presidente do Sindicato dos Professores da Madeira não foi afetado o funcionamento das atividades letivas. Francisco Oliveira reconhece que na Madeira os professores estão satisfeitos com o processo de recuperação do tempo de serviço.
A proposta final para a criação do estatuto do bombeiro profissional na Madeira é fechada na próxima semana entre o Governo Regional e os municípios. A Antena 1 sabe que ainda há autarquias que não pretendem pagar 40 por cento das melhorias salariais previstas. Oito milhões de euros, entre 2024 e 2028, são os valores em causa e que vão permitir aumentar o número de bombeiros e também as condições salariais dos bombeiros do quadro das associações humanitárias.
Ao meio dia, a Cancela e Santana eram os lugares mais quentes da Madeira, com 30,9 graus.
O presidente da Câmara de Machico pede medidas urgentes para reduzir o excesso de carga diariamente sentido na vereda da Ponta de São Lourenço. O município de Machico recebeu o prémio geoconservação 2023. Agora, a autarquia quer criar um geoparque.
Continua ativo o incêndio no sítio da Madagua, na Ribeira da Tabua, mas já com menos intensidade.
A Marinha Portuguesa coordenou ontem à noite uma operação de busca e salvamento de um homem com 36 anos, de nacionalidade francesa, que se encontrava a bordo de um veleiro com bandeira francesa.
A realização de fogo deve ser evitada, lembra Marco Lobato, vogal do Serviço Regional de Proteção Civil.
Está de regresso a rúbrica «Madeirenses como Nós», projeto que passa a ter emissão semanal, à sexta-feira, pelas 9h50. Hoje conhecemos Dinarte Menezes, de 35 anos, natural do Estreito da Calheta. É diretor de negócios na Africa Trading Group, grupo ligado ao setor industrial e mineiro. O madeirense, que procura angariar clientes pelo mundo, atualmente está no Panamá, país ao qual se confessa rendido.
A Europa pode ser energeticamente independente até 2030, com recurso a energias renováveis, ainda que até 2040 não fique completamente livre de combustíveis fósseis, indica um estudo hoje divulgado.
A população estrangeira residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) a 31 de dezembro de 2022 totalizava 11 793 pessoas – valor mais elevado desde 2008 (primeiro ano da série temporal existente) – representando um aumento de 13,3% face a 2021 (+1 388 pessoas).
As Regiões Ultraperiféricas continuam a ficar isentas do tratamento secundário de águas residuais. Os eurodeputados aprovaram, em Estrasburgo, a diretiva de Tratamento de Águas Residuais Urbanas, na qual constava uma emenda que tinha em conta as particularidades destas regiões. Sara Cerdas, eurodeputada do PS, salienta que esta foi uma vitória para a Madeira. A Diretiva de Tratamento de Águas Residuais Urbanas, agora revista, remontava a 1991