O número de mortes causadas pelos ataques israelitas na Faixa de Gaza subiu para 2.670, segundo uma atualização divulgada hoje pelo Ministério da Saúde local, enquanto o exército israelita bombardeia o território controlado pelo movimento islamita Hamas.
Diana Silva é nova representante da Ordem dos Nutricionistas na Madeira. Venceu ontem as eleições, com 62 por cento dos votos. Com uma centena de profissionais na Região, o desemprego e a precariedade laboral são alguns dos maiores problemas da classe. Um terço dos nutricionistas da Madeira trabalha no Serviço Regional de Saúde. Diana Silva assume que a precariedade é maior no setor privado.
Cerca de um milhão de pessoas foram deslocadas na Faixa de Gaza numa semana devido à guerra que eclodiu entre Israel e o Hamas, informou hoje a agência da ONU para os refugiados palestinianos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que Portugal aprendeu com a tragédia dos incêndios florestais de 2017, quer no que respeita à prevenção, quer à capacidade de resposta.
O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) denunciou a morte de pelo menos doze jornalistas, mais dois desaparecidos e oito feridos desde o início do conflito entre o Hamas e as Forças Armadas israelitas, em 7 de outubro.
São sete o número de casas queimadas pelos incêndios dos últimos dias. Seis são no Concelho da Calheta e uma no Porto Moniz. Uma informação adiantada pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil. Há também a registar mais uma assistência hospitalar, num total de 72. O Centro de Saúde do Porto Moniz vai continuar a funcionar durante 24 horas por dia e alguns dos percursos pedestres continuam encerrados.
A associação CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo - está a realizar neste fim-de-semana uma recolha de alimentos em quatro supermercados pertencentes a uma cadeia nacional. Os alimentos que podem também ser distribuídos por quem tenha sido afetado pelos incêndios e possa precisar.
Há um incêndio ativo neste momento na Madeira. Está num local inacessível na encosta no vale da Ribeira da Janela mas do lado do Porto Moniz. O meio aéreo já foi ativado para o local. Este é neste momento o único foco de incêndio ativo, já que todos os outros estão extintos e mantém-se apenas meios no local para trabalhos de vigilância de forma a evitar reacendimentos.
A candidata da lista B, que exerce funções no centro de saúde de Santo António, ganhou a eleição pelo círculo eleitoral da Madeira, que decorreu durante este sábado com uma expressiva vantagem de 62, 9% dos votos, contra 35, 7% da concorrente pela lista A, Allison Jesus, que ainda assim conseguiu a sua eleição para o conselho geral.
O Papa Francisco pediu hoje, durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro, que sejam organizados corredores humanitários para ajudar a população da Faixa de Gaza e renovou o apelo à libertação dos reféns israelitas.
O Presidente da República vai ser recebido pelos reis dos belgas, Philippe e Mathilde, pelo primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, e também no Parlamento Federal, na terça-feira, dia em que começa uma visita de Estado à Bélgica.
No Porto Moniz, durante a madrugada, houve vários reacendimentos perto de casas, na zona da Santa, Lamaceiros e Pombais, mas a rápida intervenção dos bombeiros impediu problemas de maior. Atualmente, e segundo o último ponto da situação do terreno, não há nenhum reacendimento ativo.
Três regiões do arquipélago da Madeira continuam hoje sob aviso meteorológico laranja devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que diariamente ultrapassa os 30 graus, indicou hoje o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Os ataques israelitas na Faixa de Gaza mataram 2.329 pessoas, indicam os últimos números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde palestiniano.
Vinte pessoas receberam apoio psicológico na sequência dos incêndios na Madeira, desde quarta-feira até às 18:00 de hoje, e 71 tiveram assistência médica, indicou o secretário da Saúde e Proteção Civil, referindo que três fogos continuam ativos.
Mais apoio é o que pedem as associações de ajuda à comunidade LGBTIQ+ .
O presidente do concelho de Câmara de Lobos fez o ponto da situação.
Alguns residentes, no concelho da Calheta, falam de momentos de horror durante os incêndios. Uns conseguiram salvar a casa e os animais, enquanto outros perderam o trabalho de toda a vida. Neste momento, está a ser restabelecida a eletricidade e o abastecimento de água no concelho.