Na base destes números estão hábitos menos apropriados no dia-a-dia, como a falta de exercício físico, a má alimentação ou o excesso de consumo de sal e neste campo os madeirenses consomem mesmo mais do dobro da quantidade recomendada por dia.
No ano passado, o Banco Alimentar contra a fome da Madeira recolheu 520 toneladas de alimentos que resultaram de desperdícios alimentares, um número que tem vindo a subir gradualmente ao longo dos últimos anos. Fátima Aveiro, coordenadora regional do Banco Alimentar, diz que o desperdício está, sobretudo, nas famílias em casa.
O número de estudantes emigrantes e lusodescendentes colocados no ensino superior português, ao abrigo do respetivo contingente especial, desceu este ano letivo de 489 para 444 alunos, ficando mais de 88% das vagas atribuídas por preencher, segundo dados oficiais.
Divulgar a investigação que se faz nas regiões da Madeira, Açores e Canárias é o objetivo da noite Europeia do Investigador da Macaronésia, promovida hoje pela Universidade da Madeira. O evento abre logo às duas da tarde, para permitir o maior número possível de visitantes, incluindo escolas. A vice-reitora Elsa Fernandes explica como está organizada a iniciativa, que acontece desde 2018.
A falta de médicos cardiologistas na Madeira está a condicionar o trabalho nesta área na Região. O alerta é do próprio diretor de serviço de cardiologia do Serviço Regional de Saúde. Em declarações à Antena 1, António Drummond diz que atualmente só existem 10 médicos para toda a Madeira, aos quais se juntam três cardiologistas pediátricos, e garante que seriam necessários, pelo menos 23.
Um casal de turistas italianos perdeu-se ontem no Fanal e foram ativados os meios de socorro, por volta das seis da tarde.
A campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em cerca de 1.000 centros de saúde e 2.500 farmácias, sendo o objetivo deste ano o de vacinar 2,5 milhões de pessoas.
Em todo o mundo o grupo hoteleiro é dono de 300 hotéis.
O coordenador do serviço de emergência médica regional, o cirurgião cardiotorácico, António Brazão, responsável pelas comemorações do dia mundial do coração na Madeira, esteve presente do Telejornal da RTP Madeira.
A primeira sessão do julgamento do caso do ex-padre Anastácio Alves foi adiada devido à greve dos oficiais de justiça. O arguido é acusado de cinco crimes de abuso sexual de menores.
A bastonária dos enfermeiros afirma que na Madeira, como a nível nacional, há falta de profissionais de enfermagem. Ana Rita Cavaco assume que a realidade regional é, ainda assim, melhor do que a do território continental. Na Região há 8 dezenas de novos enfermeiros recém-formados.
Vem para realizar missões de salvamento no mar, patrulha e vigilância dos espaços marítimos.
Várias pessoas foram hoje mortas em dois tiroteios ocorridos na cidade neerlandesa de Roterdão, aparentemente protagonizados por um homem que foi depois detido pela polícia, indicaram as autoridades locais.
O líder da oposição na câmara do Funchal afirma que o atual executivo aumentou a dívida do município em mais 9 milhões e que ronda já os 56 milhões de euros. Miguel Silva Gouveia contesta a política seguida pela coligação PSD/CDS. Na resposta à vereação da coligação Confiança, a vice-presidente da câmara justifica o aumento da dívida com dois fatores.
Foi adiado o julgamento do ex-sacerdote Anastácio Alves, devido à greve dos oficiais de justiça, na seção criminal do Juízo Central do Funchal. O antigo padre é acusado de cinco crimes de abuso sexual de um menor, que terão sido cometidos entre 2015 e 2016. Anastácio Alves já disse que está preparado para responder em tribunal e assumir todos os erros que cometeu. Uma garantia repetida pelo advogado de defesa Miguel Santos Pereira. A primeira audiência do ex-sacerdote ficou marcada para 12 de outubro.
O historiador Jorge de Alarcão nega, em livro, que uma espada exposta no Museu Militar do Porto, por alegadamente ter pertencido a D. Afonso Henriques, tenha sido algum dia manejada pelo fundador da nacionalidade.
O número de adolescentes em Portugal com sintomas depressivos aumentou para 45% no último ano letivo (2022-2023), revelam os resultados do programa de promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “Mais Contigo”.
O relato foi de um guia turístico, sobre uma situação que constatou hoje na Ponta de São Lourenço. Palavras de indignação, com o que diz encontrar com alguma frequência nos últimos tempos, em percursos turísticos na Madeira .
Segundo informação hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no 1.º semestre de 2023 (últimos 12 meses), o valor mediano das rendas dos 1 307 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares, celebrados na Região, foi de 7,71 €/m2, o valor mais elevado da série existente (com início no 2.º semestre de 2017). Relativamente ao semestre precedente, observou-se um decréscimo de novos contratos, de -3,4%, e um acréscimo de +4,9% no valor mediano das respetivas rendas. Comparativamente ao 1.º semestre de 2022, observaram-se, pela mesma ordem, variações de +2,4% e de +13,2%.
O Instituto Nacional de Estatística divulgou hoje as tábuas de mortalidade por região NUTS2, para o triénio 2020-2022. De notar que, pela primeira vez, as mesmas integram as estimativas de população residente assentes nos resultados definitivos dos Censos 2021, pelo que os resultados não são comparáveis com os de triénios anteriores.