Trata-se da criação de sementeiras biodegradáveis, feitas com resíduos agrícolas e que substituem as atuais que são de plástico.
«Prováveis Ancestrais. Ocupações humanas no Arquipélago da Madeira» é o título de um livro da autoria do fotógrafo David Francisco. A obra, apresentada esta tarde, resulta da recolha de património arqueológico.
O maçaroco, o mocano e a muschia são algumas das plantas endémicas da região ameaçadas. Seja pelo clima, seja pela forma como a floresta foi maltratada. Esta é uma das conclusões de projecto denominado MACFLOR2, uma conclusão explicada pelo responsável na Madeira, Miguel Sequeira.
Comunicados com informações sobre as condições laborais dos profissionais do sector. O sindicalista Adolfo Freitas lamenta o tratamento dado pelos patrões a estes profissionais.
A Polícia Marítima aguarda por autorização para poder utilizar os 112 kits compostos por ‘tasers’ e ‘bodycams’ hoje apresentados e que tiveram um custo de cerca de 340 mil euros.
O primeiro posto de carregamento de veículos elétricos ultra rápido foi instalado no Funchal, junto à Empresa de Eletricidade da Madeira. Vezes mais rápido do que um posto normal.
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma série de quatro intervenções valvulares pulmonares pioneiras em Portugal, através da implantação de próteses autoexpansivas, foi hoje anunciado.
O objetivo foi angariar fundos para ajudar os animais sob responsabilidade das associações.
87 doentes são acompanhados em casa, na Madeira, pelas equipas dos cuidados paliativos. A falta de recursos humanos impede que o apoio chegue a mais pessoas e se prolongue aos fins-de-semana.
Miguel Albuquerque foi um dos oradores na Conferência Anual do Turismo. O presidente do Governo Regional falou da questão da radicalização da sociedade a que atribui o fim da classe média e a concentração da riqueza. A este propósito, recorde-se que a Madeira é considerada a segunda Região, logo depois dos Açores, onde o risco de pobreza é maior.
A afirmação é da cônsul honorária da Roménia na Região. Mariana Pinto da Cruz foi recebida no Palácio de São Lourenço pelo Representante da República e saiu com essa convicção.
As equipas de salvamento indianas retiraram hoje os 41 trabalhadores presos durante 17 dias num túnel rodoviário que ruiu no norte da Índia, anunciou o Governo.
Uma investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) levou hoje a buscas ao Instituto Português do Desporto e da Juventude, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Números indicados por três associações de animais, que até às 16h00 estão no Mercado dos Lavradores a vender artigos e a angariar fundos para esta causa.
O coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Médio Oriente denunciou hoje que «a situação em Gaza continua a ser catastrófica», apesar da entrada de ajuda humanitária graças à trégua entre Israel e o Hamas.
Os pedidos de registo criminal online (RCO) já podem ser pagos através do sistema PayPal, anunciou hoje o Ministério da Justiça, sublinhando que se trata do primeiro serviço digital público a disponibilizar esta forma de pagamento.
A Comissão Europeia aprovou hoje a inscrição da «Cebola da Madeira» no registo das Denominações de Origem Protegidas (DOP). «Cebola da Madeira» é a designação dada aos bolbos produzidos segundo práticas tradicionais nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro de 2023, o valor mediano de avaliação bancária de habitação na Região situou-se nos 1 712 euros/m2, tendo registado um decréscimo de 2,3% em relação ao mês precedente (ou seja, menos 41 euros) e uma subida de 19,6% face ao mesmo mês do ano anterior (+281 euros).
Das 61 notificações recebidas pelos serviços, na sequência do mau tempo, 43 dizem respeito a explorações de cana-de-açúcar, ou seja, cerca de 70 por cento das notificações. A Região também distribuiu apoios europeus aos transformadores de cana-de-açúcar, apoios não relacionados com a tempestade Bernard.
A partir de hoje, o Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública vai promover ações de fiscalização durante a campanha «ao volante o telemóvel pode esperar». Decorre até 4 de dezembro e vai percorrer toda a ilha. Gilberto Andrade, chefe na esquadra de trânsito do Funchal, adianta à Antena 1 que o telemóvel continua a ser uma das principais causas de acidentes rodoviários.