O serviço de urgências do hospital Dr. Nélio Mendonça ficou congestionado, ontem, por causa das muitas pessoas com mazelas dos incêndios, nomeadamente a inalação de fumos e terá sido difícil a gestão dos recursos humanos durante a tarde e noite.
Cinquenta e sete pessoas receberam assistência médica até às 11:00 de hoje devido aos incêndios que assolam os concelhos da Calheta e Porto Moniz, Madeira, indicou o secretário da Saúde e Proteção Civil, adiantando que 127 operacionais continuam no terreno.
A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, falou aos microfones da RTP acerca do contingente de bombeiros que chegou hoje à Madeira.
Uma residente no Porto Moniz relatou um um cenário de terror, durante a noite desta quinta-feira, quando as chamas cercaram a habitação.
Vídeo de drone mostra cenário devastador após incêndio nos Prazeres. Cerca de 70 quilómetros quadrados foram consumidos pelas chamas, no concelho da Calheta.
Disse José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna.
O contingente chegou hoje por volta das 12h30.
As situações mais difíceis são nos concelhos de Porto Moniz e da Calheta, onde já foram ativados os planos municipais de emergência e proteção civil. Oito pessoas, incluindo um bebé, precisaram de receber assistência médica. A Polícia Judiciária deteve esta manhã um homem suspeito de atear o fogo.
Estrada para os Prazeres fechada para a Empresa de Eletricidade arranjar os postos de luz.
Um testemunho dado por Manuel Filipe, presidente do IFCN.
O primeiro voo chegou com 27 bombeiros a bordo. Entretanto chegará outro avião com mais 33 bombeiros e outros profissionais. No total são 64 operacionais. 54 bombeiros da força especial de proteção civil, 6 elementos da estrutura de comando da Proteção Civil e 4 INEM. Este contingente veio reforçar os meios que estão a combater os incêndios na Região. Partiram esta manhã do aeródromo de Figo Maduro, em Lisboa.
Os 13 turistas que ficaram retidos na levada da Ribeira da Janela já foram retirados por 6 operacionais da equipa de salvamento dos Bombeiros voluntários Madeirenses.
No terreno continuam duas viaturas e cerca de uma dezena de operacionais dos bombeiros voluntários de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava.
As imagens são desoladoras, no concelho da Calheta.
A professora Ana Costa descreveu a situação no Porto Moniz.
Pedro Ramos, secretário regional da saúde e proteção civil, fez o ponto de situação.
Na sequência do incêndio que afeta o concelho do Porto Moniz e levou à evacuação do Lar da Fundação Mário Miguel, situado nos Lamaceiros, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC) assegurou, em articulação com Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), o realojamento imediato dos 39 idosos do Lar.
Sítio das Florenças, no Arco da Calheta e Fonte do Bispo tiveram dois reacendimentos durante a noite. Alguns sítios da Raposeira e Ponta do Pargo encontram-se sem eletricidade e água potável. Até então, as chamas destruíram uma casa, o que fez com que uma senhora ficasse desalojada.
O Governo regional vai distribuir feno e ração aos agricultores que foram afetados pelos incêndios. O secretário regional da Agricultura diz que ainda estão a fazer contas aos estragos, mas adiante que muitos animais morreram. Há também estragos na zona da Feira do Gado e na Estação Zootécnica.