Não deverá haver necessidades de realojamento permanente na sequência dos últimos incêndios. É a perspetiva do secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, no entanto só amanhã haverá certezas. Pedro fino destaca que o número de casas afetadas é superior na Calheta em relação ao Porto Moniz e garante ajuda.
O Funchal acolhe, pela primeira vez, uma conferência na área da metrologia, a ciência das medições. Um encontro de partilha de experiências e de atualização de conhecimentos na área dos laboratórios no que tem a ver com ensaios, inspeção e certificação.
A escola superior de enfermagem de São José de Cluny tem cinco mestrados, em oito áreas de especialidade. Saúde mental, saúde infantil e saúde pública, são alguns dos mestrados que os enfermeiros podem fazer.
O secretário regional nomeado para a pasta da Educação, Ciência e Tecnologia vai manter os mesmos diretores regionais. A novidade nesta secretaria passa pela saída da Direção Regional da Juventude, que transita para a Secretaria Regional da Inclusão Social e Juventude e pela integração da Direção Regional das Comunidades.
O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública comunica a detenção de um cidadão do sexo masculino, de 43 anos de idade, natural e residente no concelho do Funchal, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
O balanço final aos estragos provocados pelos incêndios da última semana só deve ser feito na quinta-feira. Garantia do presidente do Governo Regional, que quer reforçar o parque ecológico, estendendo-o para a faixa corta fogo.
Até 2100 a temperatura vai subir 14 graus nas zonas montanhosas da Madeira. É um dos cenários projetados no estudo sobre alterações climáticas, realizado no arquipélago. O nível do mar também vai subir 80 centímetros no próximos 77 anos.
Nesta altura e de acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil estão no local 32 bombeiros com 10 meios, que tentam evitar o avanço das chamas nas encostas da vila do Porto Moniz.
Para o final da tarde de hoje está prevista alguma chuva. A partir de quinta-feira a precipitação vai ser mais significativa. As temperaturas baixam a partir de hoje, como descreve Víctor Prior, responsável pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera na Região.
A Câmara Municipal do Porto Moniz, no norte da Madeira, vai isentar os munícipes das freguesias afetadas pelos recentes incêndios do pagamento da fatura da água referente a outubro, anunciou hoje a autarquia.
O Governo vai lançar na sexta-feira o recrutamento centralizado de 1.000 técnicos superiores para a Administração Pública, que vai ter periodicidade anual, anunciou hoje o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros.
A PSP vai iniciar este ano um curso de formação para a admissão de 500 novos agentes, segundo o despacho hoje publicado em Diário da República.
A petição pública contra o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) dos carros anteriores a 2007, contemplado na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), já soma mais de 119 mil assinaturas.
A obra da ampliação do porto do Funchal deixou de ser prioritária e não vai avançar no novo mandato do Governo Regional, que tem início amanhã.
A apresentação do relatório sobre as alterações climáticas foi o último ato oficial de Susana Prada como secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais. Ao fim de dois mandatos no Governo, confessa que termina funções com um sentimento de satisfação. Susana Prada regressa agora à Universidade da Madeira. A partir de amanhã, a secretaria que passa a ter a designação de Agricultura e Ambiente, é liderada por Rafaela Fernandes, um dos novos rostos do elenco governativo.
Novos dados científicos permitem projetar cenários climáticos para a Região, até 2100. A temperatura nas zonas altas pode aumentar 14 graus, o nível médio do mar pode subir 80 centímetros e a precipitação extrema pode tornar-se mais frequente. As previsões estão num relatório da regionalização das previsões climáticas hoje divulgado.
Durante esta semana, a equipa de rocheiros vai intervir nas encostas mais atingidas pelos incêndios. Os trabalhos de limpeza e avaliação das escarpas vão acontecer sobretudo no Porto Moniz e na Calheta. Em vários locais, os trabalhadores da Direção Regional de Estradas continuam as ações de limpeza e também os funcionários da Empresa de Eletricidade estão a substituir de forma definitiva os cabos de baixa e média tensão destruídos pelo fogo.
Até ao fim da semana, o presidente do Governo Regional conta ter concluído o levantamento dos prejuízos causados pelos incêndios, nos vários concelhos. Miguel Albuquerque garante que vai haver apoios para a reconstrução das casas e para o setor primário. O governante revelou que a zona corta-fogo no Caminho dos Pretos vai ser transformada num parque de lazer para a população, substituindo a vegetação por plantas da Laurissilva, de maneira a evitar os incêndios. O projeto deverá avançar brevemente.
O helicóptero do Serviço Regional de Proteção Civil esteve no local a fazer várias descargas e a situação é agora menos preocupante do que era ao início desta manhã.
A previsão de vento forte para estes dias e o terreno ainda instável, com a consequente queda de pedras, obrigam o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza a fazer uma avaliação dos diversos caminhos, adianta o presidente deste instituto, Manuel Filipe. Abertos vão estar os percursos do Rabaçal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, o Caminho Real da Encumeada para a Boca da Corrida e o Pico Ruivo.