A Antena foi conhecer o maior arquivo audiovisual da Madeira, o da Rádio e Televisão de Portugal. Mais de 48 mil horas e mais de 28.200 suportes.
É um número contabilizado anualmente a 31 de dezembro. O valor subiu face a 2021, em que havia 1.341 pessoas nestas condições. O número de idosos institucionalizados é apenas 2,7 por cento da população com 65 ou mais anos. Na região, em 2022, existiam 52.152 idosos.
Duas semanas depois do incêndio na Calheta, o levantamento dos prejuízos está a ser concluído. O presidente da câmara, Carlos Teles, enumera em entrevista à Antena 1, os danos já registados. A área ardida nas freguesias da Ponta do Pargo, Prazeres e Fajã da Ovelha é significativa: cerca de 70 por cento, o que vai obrigar a um grande trabalho de reflorestação.
A greve da função pública começou hoje com uma adesão entre 90% e 100% entre os trabalhadores da recolha do lixo e da higiene urbana, disse o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).
Estão praticamente esgotados os voos da TAP para Lisboa e Porto, nos primeiros dias de janeiro. Os poucos lugares que há estão todos acima dos 400 euros por trajeto. Já nem é possível entrar nas listas de espera.
Este ano, os serviços de apoio psicológico e psicopedagógico da Universidade da Madeira prestaram 1900 consultas. A UMa vai candidatar-se a um programa de financiamento que pretende promover a saúde mental nas universidades.
Este ano, o PIB regional vai chegar aos seis mil milhões de euros. Um crescimento para o qual o presidente do governo espera contar com o apoio do Banco Invest, que está pela primeira vez na Madeira.
As empresas privadas de recrutamento de recursos humanos são uma alternativa para muitos madeirenses à procura de emprego. A Randstad, uma agência holandesa, já tem inscritos na Madeira 5 mil e 500 candidatos.
Os criadores de animais da Ponta do Pargo afetados pelos pelos incêndios esperam que os apoios do governo não fiquem pela palha e ração distribuída na semana passada. Falam numa ajuda importante que precisa de ter continuidade, face à quase inexistência de pastagens.
Um sismo com magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
A investigação indica a existência de indícios de “aproveitamento abusivo da taxação reduzida aplicada em sede de IRC na Zona Franca da Madeira.”
O movimento de viaturas por dia na via rápida, aumentou 9,4% face ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados da Direção Regional de Estradas, até setembro, passaram pela via rápida, por dia, uma média de 35 mil e 900 veículos e 6 mil e 900 nas vias expresso.
A resistente antifascista e antiga deputada Margarida Tengarrinha morreu hoje aos 95 anos, anunciou o PCP, partido em que militava desde 1952.
Mas o acesso ao mar nas zonas balneares circundantes só será possível amanhã.
Está aprovada a unidade de execução da praia formosa, com o voto contra da coligação «Confiança». Miguel Silva Gouveia diz que não ficam assegurados os interesses dos funchalenses. Porque a unidade não tem a força de um plano de pormenor. Há riscos inerentes à zona como a escarpa, um ribeiro e o mar. Pedro Calado discorda da posição. Garante ficarem assegurados 38 mil metros quadrados de área para jardins que serão depois tratados pela autarquia.
A subnutrição no mundo tem aumentado desde 2017, com o número de pessoas subnutridas a subir de 572 milhões para 735 milhões, sendo mais elevada e persistente na África subsaariana e sul asiático, revela um índice global de 2023.
Quase 250 bananicultores já se dirigiram à GESBA para solicitar apoio devido aos estragos provocados pelo mau tempo. O Governo Regional da Madeira, através da GESBA, vai disponibilizar o seguro de colheitas aos produtores de banana afetados pela chuva e ventos intensos no último fim de semana. Os agricultores podem fazer a participação até 31 de outubro. A atribuição da indemnização recai sobre as perdas acumuladas, de pelo menos 20% da produção anual média.
Duas dezenas de organizações e personalidades entregaram hoje uma carta aberta ao ministro do Ambiente a pedir ação para fazer face à emergência climática, alertando que está na hora “de Portugal mudar”.
As empresas privadas de recrutamento de recursos humanos assumem-se também como agentes de emprego na Região. Sara Gonçalves, gestora da área Madeira e Açores da Randstad, uma das multinacionais instalada na Madeira há cerca de 20 anos, explica os tipos de vagas disponíveis no dia aberto que está a decorrer.
Sete a oito mil alunos da região estão integrados no projeto de educação para os media. Das 90 escolas participantes, 24 recebem o certificado de excelência. O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, reconhece a necessidade de dar mais formação aos docentes.