Música e arte feita pelos utentes dos ginásios da autarquia e da Universidade Sénior. As atividades decorrem até 28 de novembro.
O Sindicato dos Professores da Madeira está a desenvolver um estudo para medir o nível de desgaste dos professores e educadores. O sindicato tem a expectativa de que 25 por cento dos professores da Região respondam ao inquérito. Os resultados devem ser conhecidos em fevereiro do próximo ano.
Hoje foi o último dia de trabalho de Fernando José dos Santos no Estabelecimento Prisional do Funchal. Após 29 anos de serviço, o diretor vai para a reforma com a certeza de ter desenvolvido muitos projetos em prol da comunidade de reclusos.
A Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira tem cerca de 170 alunos, apesar de ter capacidade para receber o dobro dos estudantes. É difícil cativar os alunos para uma área que nem sempre oferece as melhores condições. A escola celebra hoje 56 anos.
São mais de 320 mil, os pedidos de autorização de residência que vão ficar pendentes, com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. É mais do dobro do número de títulos concedidos ao longo de todo o ano 2022. Estes pedidos passam a ser da responsabilidade da Agência para a Integração, Migrações e Asilo e a Plataforma de Apoio aos Refugiados diz que não há recursos humanos suficientes para dar resposta a todas as solicitações.
O rastreio da tuberculose à população imigrante é uma das preocupações do serviço de pneumologia da Região. Ainda assim, a Madeira é a região do país com a taxa mais baixa da doença, que em Portugal deverá estar abaixo dos 20 casos por 100 mil habitantes.
Estão a surgir novas terapêuticas que podem travar o avanço da esclerose lateral amiotrófica. A doença, que se caracteriza por uma paralisia gradual, afeta entre 700 a 800 portugueses. Na Madeira estão diagnosticados 22 doentes.
O número global de mortes por AVC isquémico pode aumentar para 4,9 milhões até 2030, mas 90% dos casos poderiam ser evitados com o controlo dos fatores de risco, alertou hoje a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (Sinttav) enviou um novo pré-aviso de greve à RTP, de mais sete dias, a partir de sábado, adiantou, num comunicado hoje divulgado.
O Presidente da República promulgou hoje o diploma da orgânica da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, criada no âmbito da extinção do SEF e que vai funcionar no Sistema de Segurança Interna.
É necessário contabilizar o número de pessoas que frequentam os percursos turísticos da Região. A opinião é de Marco Teles, presidente da Associação Insular de Geografia, que foi reeleito para mais um mandato de quatro anos.
É superior a dois milhões e meio de euros, o investimento do Serviço de Saúde da Região para assegurar este ano o cumprimento do Plano Regional de Vacinação.
As consultas de prevenção do suicídio são cada vez mais procuradas na Região. Atualmente, são acompanhados 73 doentes. Os últimos dados são de 2021 e dizem que 30 pessoas cometeram suicídio na Madeira.
Pelo menos quatro escolas encerraram por causa da greve dos funcionários públicos. Houve também vários serviços encerrados e condicionados. Os trabalhadores reivindicam aumentos salariais.
Depois de amanhã, o dia vai ser de muita chuva e vento. Por agora foi emitido um aviso amarelo que deve passar a laranja.
A data foi assinalada com uma cerimónia onde participou o secretário de Educação e um momento no qual Fernando Figueiredo, diretor, afirmou que a instituição está preparada para formar o dobro dos atuais 173 alunos.
Cerca de 30 pessoas cometeram suicídio na Madeira em 2021. São os dados oficiais mais recentes revelados por Pedro Ramos, secretário de saúde e proteção civil. Tem também aumentado a procura pela consulta de prevenção de suicídio. Desde que foi criada em 2021, já foram atendidas 132 consultas e estão a ser atualmente acompanhados 73 utentes.
Não está a ser grande a adesão na Madeira à Greve Nacional dos Trabalhadores da Função e Administração Públicas. A União dos Sindicatos da Madeira adianta que a percentagem de adesão é difícil de quantificar, porque são participações muito dispersas. Alexandre Fernandes explica que a educação e a saúde são os setores com mais perturbação. A ARM do Porto Santo está fortemente condicionada, e a Farmácia e a consulta externa do Hospital Central da Madeira também.
Hoje na rubrica Madeirenses como Nós conhecemos o padre católico António Estêvão Fernandes. Saiu da Madeira em 2017, para ir viver em Roma, porque a Diocese do Funchal o desafiou a estudar. Além do doutoramento, António Estêvão Fernandes tem também a missão de ser Reitor do Pontifício Colégio Português de Roma, instituição fundada em 1900 e que atualmente acolhe padres de vários países com especial incidência para os territórios lusófonos. Natural da freguesia do Campanário, sabe que Roma é apenas uma etapa da viagem, porque o objetivo é voltar.
A Câmara do Funchal organiza até domingo a Expo Sénior, que decorre no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Na abertura, Faria Paulino, o diretor do centro, afirma que é importante encontrar formas de apoiar a população mais envelhecida.