Por ano, são registados cerca de 800 casos de acidentes vasculares cerebrais, na Região. O AVC é a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal. O tempo de resposta em caso de AVC é fundamental, mas mais de metade dos doentes não chega a tempo do tratamento hospitalar.
A defesa de Ricardo Salgado assegurou hoje que vai esgotar todas as hipóteses para evitar a prisão do ex-presidente do Grupo Espírito Santo (GES), que foi condenado a oito anos de prisão num processo separado da Operação Marquês.
Mais de 1,5 milhões de portugueses já foram vítimas de violência física ou sexual como adultos, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que revela que as mulheres são as principais vítimas de violência sexual em contexto de intimidade.
Os fogos licenciados em construções novas aumentaram 3,4% nos primeiros oito meses do ano e as licenças emitidas para construção nova ou reabilitação para habitação diminuíram 11,8%, disse a AICCOPN.
Mais de metade dos doentes não consegue chegar a tempo do tratamento hospitalar. Hoje assinala-se o dia mundial do AVC. As entidades de saúde repetem os apelos a um estilo de vida saudável.
Entre a 20 a 30 agentes da PSP vão assegurar o controlo de fronteiras no Aeroporto Internacional da Madeira com a extinção do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. A PSP passou a ter uma esquadra de segurança aeroportuária que é comandada pelo subcomissário Luís Ribeiro que descreve as funções agora atribuídas à Polícia de Segurança Pública.
O cofundador da Altice Armando Pereira já pagou a caução de 10 milhões de euros para poder sair em liberdade, na sequência da revisão das medidas de coação no processo Operação Picoas, confirmou hoje a defesa.
O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) iniciou hoje uma greve às horas extraordinárias em Portugal continental até 25 de novembro, com a qual pretende que o Governo corrija a «estagnação salarial» dos profissionais.
Está aberta a segunda fase do incentivo à mobilidade elétrica na Madeira. São mais 625 mil euros disponíveis, o que somado com os primeiros valores dá um total de um milhão e 250 mil euros, este ano.
Mais logo, entre as 20h00 e as 23h00, apagam-se 1000 candeeiros de rua, em vários concelhos da Madeira. O objetivo é criar um caminho seguro para as cagarras, que estão a sair do ninho.
Os percursos pedestres recomendados reabrem hoje ao público, depois de terem estado ontem encerrados, devido à chuva intensa e ao vento forte, face à acumulação de água. O presidente do Instituto de Florestas e da Conservação da Natureza apela aos caminhantes para que informem caso haja danos nos trajetos. No entanto, há oito percursos que continuam encerrados devido às consequências dos incêndios e do temporal da semana passada. No trajeto entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, onde caiu uma derrocada, será necessária a intervenção dos rocheiros.
Mais de um terço dos médicos dentistas decidiu emigrar ao fim de seis meses de exercer em Portugal, valor que dispara para 56,7% quando a decisão é tomada em menos de dois anos, revela um estudo hoje divulgado.
Segundo a informação fornecida à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) pela ANA - Aeroportos de Portugal, no mês de setembro de 2023, registou-se, nos aeroportos da RAM, um movimento de 444,3 mil passageiros, transportados em 3 068 aeronaves (voos comerciais), traduzindo variações homólogas de +10,6% e +5,5%, respetivamente. Quando comparado com setembro de 2019 (período pré-pandemia), verificou-se também um crescimento de 43,7% no movimento de passageiros e de 34,1% no movimento das aeronaves.
Até 3 de novembro, será realizado o levantamento completo dos estragos causados pelos incêndios de há pouco mais de duas semanas. Para já, na Calheta foram contabilizadas 14 casas atingidas pelas chamas e inúmeros prejuízos para agricultores e criadores de gado. Tal como no Porto Moniz, onde uma casa foi parcialmente destruída, e uma mulher ficou com queimaduras graves.
Por ano, são diagnosticados, na Madeira, entre 700 a 800 casos de acidentes vasculares cerebrais.
Na costa sul também choveu, mas os níveis de precipitação foram moderados. Segundo o observatório meteorológico, o aviso que foi emitido, laranja, corresponde à chuva que caiu.
Uma mulher de 63 anos, de nacionalidade lituana, foi arrastada pelas ondas, na Ponta Delgada. O comandante da zona marítima da Madeira lamenta a segunda morte por afogamento, em apenas uma semana.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, Eduardo Mendes Ferrão, pediu hoje “urgência” no reforço de meios e equipamentos, recebendo da ministra da Defesa a garantia de que já está em curso a “missão urgente” de responder essas necessidades.
O exército russo redobrou hoje os ataques às tropas ucranianas que defendem o reduto estratégico de Avdivka, no sul do Donbass, uma batalha da qual também depende o sucesso da contraofensiva ucraniana em direção ao Mar de Azov.
Perigo de derrocada no sítio do Chote, no Jardim da Serra, obrigou à retirada de 14 pessoas de 3 casas. Uma medida de precaução depois das intensas chuvas da última noite. Reavaliada a situação as famílias regressaram as habitações.