As obras no Forte de São João Batista, sobranceiro ao porto de recreio de Machico, vão ser retomadas em Março do próximo ano. Hugo Marques, vereador na Câmara de Machico com o pelouro do urbanismo, revelou à Antena 1 que já teve lugar uma primeira fase, em que foram demolidas todas as estruturas que não estavam em condições. A intervenção é aguardada há anos. O forte foi concessionado em 2018 à empresa turística «Nowhere Else» , que segundo a autarquia deverá desembolsar à volta de 4 milhões de euros com as obras de recuperação.
As jaulas de aquacultura, que foram danificadas pela forte ondulação sentida a 22 de outubro, estão a ser todas retiradas do mar, na Ribeira Brava, para reparação e substituição.
Na rubrica «Madeirenses como Nós», hoje é a vez que conhecer José da Silva, madeirense responsável pela manutenção no Centro de Treinos do Arsenal há 24 anos. À Antena 1, o homem que nasceu em Santa Cruz explicou que lida diariamente com os jogadores do plantel principal do clube e recordou «os invencíveis» de Arséne Wenger, equipa que na época 2003/2004 venceu a Premier League sem perder qualquer jogo.
O Instituto de Imprensa e Sociedade da Venezuela (IPYS Venezuela) denunciou quinta-feira que os ataques a jornalistas continuam impunes no país e que os profissionais da comunicação social são acusados injustamente de vários crimes.
A Ordem dos Engenheiros organiza hoje a segunda edição das Madeira Innovation Talks. É um ciclo de conferências, com seis oradores, sobre áreas da inovação na engenharia. Uma forma, explica Miguel Branco, da ordem na Madeira, de abrir a engenharia à sociedade Civil.
A capacidade de se transportar para outros locais ou momentos com o pensamento era, até agora, uma capacidade que se acreditava estar reservada aos humanos, mas um grupo de investigadores detetou que os ratos também têm imaginação.
Até meados do próximo ano, os serviços da Direção Regional de Administração Escolar, situados no edifício Oudinot, vão mudar de instalações. Os serviços devem mudar-se para um edifício do Governo, situado na Rua de São Pedro.
No dia dos fiéis defuntos, o bispo do Funchal celebrou uma missa no cemitério de São Martinho. Na homília, o bispo recordou as vítimas das guerras, e rezou pelos que já partiram.
São as previsões para os próximos dias.
Um investigador da Universidade da Madeira criou uma mesa interativa para sobreviventes de acidente vascular cerebral. O projeto é o resultado de uma tese de doutoramento e tem como objetivo ajudar os doentes na reabilitação motora.
Vários veleiros e iates estrangeiros passam pela Ilha Dourada enquanto cruzam o Atlântico Norte.
A Câmara Municipal do Funchal informou que devido a um derrame de água na sequência de um rebentamento de uma conduta que abastece a Rua Velha da Ajuda terá que interromper o fornecimento de água na zona deste arruamento entre a Casa Branca e a entrada do Bairro da Ajuda.
Há madeirenses em Jersey que precisaram de ser realojados devido à tempestade Ciarán. Ainda não é possível contabilizar os prejuízos mas os emigrantes ouvidos pela RTP relatam momentos de pânico na última noite.
O mês de outubro passado foi o que registou mais atendimentos pela linha SNS 24, com 173 mil chamadas, num ano em que o serviço já alcançou até agora 1.462.900 telefonemas, informou hoje o Ministério da Saúde.
Já está concluído o levantamento no terreno da tradição associada à romagem de São Pedro, em Santa Cruz, que deverá ser a primeira manifestação madeirense no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A inscrição foi feita pela autarquia em 2018 mas faltava concluir o processo burocrático e de recolha, um passo dado este ano com a ajuda da Direção Regional de Cultura. A Antropóloga Élia de Sousa explica algumas das particularidades da Romagem.
Pelo menos 27 pessoas foram mortas hoje num ataque israelita perto de uma escola da ONU no campo de refugiados em Jabaliya, na Faixa de Gaza, anunciou o Ministério da Saúde do território controlado pelo movimento palestiniano Hamas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve na Madeira a ministrar uma ação de formação sobre "zonas de concentração e apoio à população". Uma ferramenta importante em situações de acidente grave ou catástrofe.
Proteger os direitos de autor é uma das maiores preocupações para os artistas. Este tema foi destaque na conferência "Direito e Arte" realizada na Universidade da Madeira.
Dezenas de fieis assistiram à missa dos defuntos no cemitério de São Martinho. Foi presidida pelo bispo Nuno Brás, que na homilia pediu para ninguém ficar indiferente à realidade.
A Associação Desenvolvimento de Santo António tem vindo a apoiar centenas de famílias em toda a região, na recuperação de casas. É uma das principais missões da associação, que hoje discute e aprova o plano de atividades para o próximo ano.