Sociedade

Dois dos militares da GNR que ocupavam helicóptero que caiu no rio Douro mortos
A GNR confirmou que dois militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPC) morreram hoje na sequência da queda do helicóptero de combate a incêndios no rio do Douro.

Albuquerque enaltece trabalho da Casa do Voluntário no Porto Santo (áudio)
A instituição existe na ilha desde 2020.

“É preciso mais eficácia no combate ao fogo posto” (áudio)
O presidente do Governo Regional considera que não se precipitou ao considerar que o fogo na Madeira tinha tido origem criminosa.

GNR mantém buscas dos ocupantes do helicóptero que caiu no rio Douro
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que mantém a busca no rio Douro para os cinco elementos da UEPS que ocupavam o helicóptero que hoje caiu, sendo que o piloto foi resgatado com vida.

Helicóptero de combate aos incêndios cai no rio Douro
O helicóptero de combate a incêndios que amarou hoje no rio Douro, entre Lamego e Peso da Régua, transportava cinco elementos da UEPS/GNR, que regressavam do combate a um fogo, tendo o piloto sido já resgatado com vida.

Funchal é a 2.ª cidade mais cara do país no arrendamento a estudantes (áudio)
Surge a seguir a Lisboa, com uma média de 400 euros por quarto individual numa casa partilhada.

Festa do senhor Bom Jesus mantém tradição viva (vídeo)
A festa do senhor bom Jesus, na Ponta Delgada, começa hoje. Os comerciantes têm boas expectativas para os cinco dias de festa e fazem figas para que a chuva não afaste os romeiros.

Foguetes na origem do incêndio florestal (vídeo)
A Polícia Judiciária confirma que foi o lançamento de foguetes que esteve na origem do incêndio florestal que lavrou durante 12 dias na Madeira O presidente da Câmara da Ribeira Brava confirma a suspeita. Cai por terra a hipótese avançada pelo presidente do governo que disse tratar-se de fogo posto

Cria de cachalote com 3,5 metros dá à costa na ilha Terceira
Uma cria de cachalote deu à costa na ilha Terceira, nos Açores, numa zona de difícil acesso, o que poderá obrigar ao encerramento de uma zona balnear para a remoção do cadáver, revelaram hoje as autoridades.

Responsável pelo curso de Proteção Civil na UMa diz que é preciso ter atenção aos comportamentos negligentes (áudio)
O trabalho e a estratégia têm de originar o que Domingos Rodrigues considera ser uma situação de regulação social, que ajude a combater este tipo de comportamentos.

Cada vez mais pessoas interessadas em ser voluntárias (áudio)
Na sua grande maioria são jovens e estudantes universitários que estão na Madeira de férias.

Radares apanharam mais de 215.000 condutores em excesso de velocidade
Mais de 215.000 condutores foram apanhados em excesso de velocidade pelos radares geridos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) entre janeiro e maio, um aumento de 40% face ao mesmo período de 2023, foi hoje divulgado.

Câmaras de vigilância entram em funcionamento em abril de 2025 (áudio)
A instalação de câmaras de vigilância no Funchal foi adjudicada a um consórcio de empresas pela Câmara Municipal.

PJ confirma que foguete esteve na origem do incêndio (áudio)
Tal como a Antena 1 Madeira já tinha avançado, a PJ confirmou hoje em comunicado que na origem do incêndio esteve a queima de foguetes na Serra de Água

Jornadas Europeias promovem iniciativas no património entre 20 e 22 de setembro
As Jornadas Europeias do Património (JEP) vão decorrer entre 20 e 22 de setembro, com centenas de iniciativas, na maioria gratuitas, em museus, monumentos e palácios de todo o país, sob o tema "Rotas, Redes e Conexões”, segundo a organização.

Sete famílias retiradas da Fajã das Galinhas já foram realojadas
Sete famílias da Fajã das Galinhas, em Câmara de Lobos, num total de 22 pessoas, já foram realojadas depois de terem sido retiradas de casa devido ao incêndio que lavrou na Madeira, indicou hoje o presidente da autarquia.

Funchal entre as cidades da Europa com melhor qualidade do ar (áucio)
Ara Oliveira, diretor regional de ambiente e alterações climáticas, destaca à Antena 1 que a qualidade do ar tem variado com o trânsito, mas o Funchal tem conseguido manter bons níveis.

Açorianos sentiram 124 sismos em 2023 e o mais energético teve magnitude 4,3
Os açorianos sentiram 124 sismos em 2023 e o mais energético, com uma magnitude de 4,3 na escala de Richter, ocorreu em 25 de setembro, na ilha Terceira, foi hoje revelado.