Sociedade

Mais quatro casos de Covid nas escolas
Segundo a Secretaria Regional da Educação, esta segunda-feira, foram registados quatro casos positivos em alunos, que resultaram no confinamento de quatro turmas, num total de 71 alunos e quatro docentes.

Casamentos e batizados com metade da lotação
Os eventos podem ser realizados com 50% da capacidade do espaço que poderá ser utilizado, respeitando as normas de proteção e distanciamento em vigor.

Surtos descontrolados podem fazer recuar o alívio das medidas
A gravidade e a tipologia dos casos de Covid, assim como a incapacidade de resposta dos serviços hospitalares podem fazer com que o Governo Regional volte a adotar medidas mais restritivas.

100% da lotação em transportes com vacinados ou recuperados
Os veículos utilizados no desempenho de atividades de Turismo, realizadas por empresas de animação turística ou por agências de viagens e turismo poderão transportar 100% da sua lotação, caso todos os ocupantes tenham sido vacinados ou sejam recuperados da doença covid-19. Caso contrário permanece o limite de 2/3.

Permitidas visitas de uma hora aos lares
A partir de amanhã, mantém-se a permissão de duas visitas por utente, por semana, estendendo-se a duração da visita até uma hora.

Isolamento profilático suspenso entre os dois testes
A dupla testagem mantém-se para residentes, estudantes e emigrantes, que entram na Região por via aérea.

Administração Pública retoma horários normais de funcionamento
A partir do dia 3 de Maio, todos os serviços e organismos da Administração Pública Regional, AT-RAM (09.00 Horas – 17.30 Horas) e da Loja do Cidadão da Madeira (segunda a sexta-feira 08.30 Horas – 19.30 Horas; Sábado 08.30 Horas – 13.30 Horas) regressam aos seus horários normais de funcionamento.

Espetáculos com 50% da lotação (vídeo)
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque anunciou hoje novas medidas para a cultura.

Recolher obrigatório passa a ser às 23 horas (vídeo)
A partir do dia 2 de maio, as atividades e serviços têm de encerrar às 22 horas. O novo horário estende-se a todos os dias da semana.

Mais de 393 milhões de crianças sem saber ler
Mais de 393 milhões de crianças de todo o mundo até aos 10 anos não sabem ler, revelou hoje um relatório interativo baseado em números recolhidos desde 2015, quando a ONU aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sindicato alerta para aumento de agressividade dos utentes
O Sindicato Independente dos Médicos alertou esta segunda-feira que a retirada de médicos de família das consultas para apoiar as áreas dedicadas à Covid-19 está a causar ansiedade nos utentes e a aumentar a agressividade contra os profissionais de saúde.

Imunidade pode ser atingida no início do verão
O secretário de Estado da Saúde estimou hoje que Portugal possa atingir a imunidade de grupo à covid-19 «mais no início do que no final do verão», caso se mantenha o ritmo de chegada de vacinas e de vacinação.

AstraZeneca garante defender-se da ação judicial
O grupo farmacêutico anglo-sueco AstraZeneca considerou hoje “sem fundamento” a ação judicial apresentada pela União Europeia (UE) pelo atraso na entrega das vacinas para combater a covid-19, garantindo que irá defender-se “firmemente”.

Quatro detidos devido a festa ilegal
A PSP deteve quatro pessoas que participavam numa festa ilegal na manhã de domingo, no concelho do Seixal (Setúbal), na sequência de uma fiscalização policial a um estabelecimento de diversão noturna na Amora.

Programa de testagem com mais farmácias (áudio)
Tiago Magro, da delegação da Madeira da Ordem dos Farmacêuticos, acredita que o número de farmácias aderentes ao programa de testagem massiva vai aumentar. Estão a ser encontradas soluções para a falta de espaço.

Governo da Venezuela acusado de executar civis na fronteira com a Colômbia
A organização Human Rights Watch (HRW) acusou esta segunda-feira as forças de segurança venezuelanas de realizarem execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias e tortura, entre outros "abusos flagrantes" contra a população do Estado de Apure, na fronteira com a Colômbia.

Americanos vacinados podem viajar para União Europeia
Os turistas norte-americanos vacinados contra a covid-19 poderão viajar no verão para países da União Europeia (UE), garantiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa entrevista ao jornal The New York Times.