Sociedade
Meia centena de pessoas retiradas de casa no Curral (áudio)
Várias dezenas de pessoas foram retiradas de casa, no Curral das Freiras, nos sítios da Terra Chã e Ceara Velha, que estão mais perto do fogo. Uma retirada por precaução, explica o presidente da Câmara de Câmara de Lobos, Leonel Silva.
Lume abrandou nas serras do Jardim da Serra (vídeo)
O relato é do jornalista Filipe Alexandre Gonçalves. Que dá conta de uma aparente calma, diminuição na intensidade do fogo
NRP Bartolomeu Dias abre portas dos seus segredos (vídeo)
A fragata Bartolomeu Dias está na Madeira a cumprir uma viagem de instrução. Embarcaram 37 cadetes, um dos quais madeirense. Este sábado, o navio da marinha de guerra portuguesa vai estar aberto a visitas
APAV apoiou no primeiro semestre 45 pessoas na Madeira (vídeo)
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apoiou no primeiro semestre do ano 45 pessoas na Madeira. É a primeira vez que a APAV divulga um relatório semestral.
Mais incêndios depois da retirada do gado na serra (vídeo)
O incêndio que deflagrou na quarta-feira nas zonas altas da Ribeira Brava continua a lavrar e alastrou-se ao concelho vizinho de Câmara de Lobos. O fogo está numa zona de difícil acesso, mas para já, mantém-se afastado das habitações. Alguns populares dizem que os incêndios têm sido mais recorrentes, depois da proibição do gado na serra.
Fogo abrandou de intensidade no Jardim da Serra (vídeo)
O fogo continua a lavrar as serras da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos. No Jardim da Serra há duas frentes ativas uma das quais mais próxima de habitações. O local onde fogo está mais próximo de uma zona residencial é no Jardim da Serra.
Lume desce do Jardim da Serra em direção ao Curral das Freiras (áudio)
O incêndio que começou na Ribeira Brava continua ativo, tendo-se propagado agora para a freguesia do Jardim da Serra em direção ao Curral das Freiras. Esta é a frente que inspira mais atenção por parte da proteção civil , como explica Marco Lobato .
NRP Bartolomeu Dias abre as portas a visitas (áudio)
Este sábado é possível visitar o navio NRP Bartolomeu Dias que está atracado no Porto do Funchal. As visitas decorrem das 10 às 12 horas e entre as 14 e as 18 horas.
População prepara-se para o cenário pior (vídeo)
Cansada, desanimada e sem esperança que o fogo se extinga, a população molha os terrenos com pequenas mangueiras na esperança de impedir que as chamas cheguem às suas casas.
Fogo ameaçou casas e animais em pasto (vídeo)
Chegou a Câmara de Lobos o incêndio na Madeira que começou há dois dias na Ribeira Brava. A Proteção Civil quer impedir as chamas de descerem a encosta até Curral das Freiras. Esta manhã o abrandamento do vento permitiu a utilização de um meio aéreo.
Lume aproxima-se de casas e deixa população assustada (vídeo)
Pese os esforços dos bombeiros e o trabalho desenvolvido pelo helicóptero da Proteção Civil, o incêndio continua sem controlo e muito longe de estar extinto
Calor e vento tornam combate ao fogo incerto (vídeo)
O relato é do jornalista Filipe Alexandre Gonçalves. Que dá conta dos avanços e recuos do fogo, que ora sobe a montanha, ora desce. E as casas dos pequenos aglomerados não estão livres de perigo. As chamas estão a descer encosta abaixo e estão próximo a algumas residências
Parque Ecológico do Funchal encerrado
A Câmara Municipal do Funchal informa que devido às condições meteorológicas o acesso ao Parque Ecológico do Funchal está encerrado. A autarquia apela à população que tenha comportamentos responsáveis.
Mordomos assumem festas do padroeiro de São Roque (áudio)
Cerca de 400 mordomos são este ano responsáveis pelas festas do padroeiro de São Roque, que decorrem até segunda-feira. Os homens pagam duzentos euros e as mulheres 150 para custear uma festa que dizem ser a maior do Funchal.
Fogo continua ativo e vai em direção ao Curral das Freiras
O incêndio que deflagrou na quarta-feira, no concelho madeirense da Ribeira Brava, continua ativo e "vai em direção" à freguesia do Curral das Freiras, no município de Câmara de Lobos, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.
Vento faz fogo alastrar por zonas inacessíveis (fotos)
São imagens que mostram a dificuldade do combate a um fogo que alastra em zonas inacessíveis, avançando ao sabor do vento. Uma perspetiva do que se passa nas zonas altas da Ribeira Brava e Jardim da Serra. As fotos são de João Santos e foram tiradas do Miradouro da Eira do Serrado
Temperaturas médias registadas em julho superiores ao normal para este mês do ano
Sete estações registaram temperaturas mais altas, sendo o desvio máximo alcançado na estação do Chão do Areeiro, com mais 3,6 graus.
Pastores defendem regresso mais generalizado do gado às serras (áudio)
Na Boca da Corrida, no Jardim da Serra, desde manhã que os pastores vão retirando o gado com medo que os animais sejam afetados pelos incêndios.