Sociedade

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condena França por detenção administrativa de criança
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou hoje a França pela detenção administrativa de uma criança georgiana de oito anos, juntamente com os pais, durante 14 dias, antes de regressarem ao seu país, no final de 2020.

Dia da Visibilidade Trans assinala-se com ações em Lisboa e no Porto para lembrar direitos
Várias associações de defesa dos direitos das pessoas transexuais convocaram para hoje duas manifestações, em Lisboa e Porto, tendo em conta a “urgência total” de lutar pelas vidas trans, que estão “num estado de enorme precariedade e insegurança”.

Três sismos sentidos nas últimas horas em São Jorge
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou, nas últimas horas, "três sismos sentidos" pela população em São Jorge, ilha onde a atividade sísmica "continua acima do normal", foi hoje anunciado.

Zelensky alerta sobre as ameaças nucleares da Rússia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou hoje que o aumento da ameaça nuclear russa no quadro da guerra na Ucrânia põe em perigo a segurança global, dirigindo-se aos deputados do Parlamento da Austrália.

Autarca de Kharkiv diz que Rússia destruiu 15% das casas da cidade
As tropas russas destruíram 15% das casas em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, informou o autarca da cidade, Ihor Terkehov, numa transmissão televisiva, citado pela agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

«NATO encerrem o espaço aéreo! Hoje, os ucranianos não pedem, imploram!»
Os ataques com mísseis e bombardeamentos pela Rússia continuam na Ucrânia, apesar das declarações russas sobre a intenção de reduzir atividade militar na cidade de Chernihiv, no sul do país, refere o relatório do Ministério da Defesa britânico. Pela capital ucraniana, podemos ler apelos à NATO para encerrar o espaço aéreo ucraniano.

Brasil oferece-se para substituir dependência energética e agrícola europeia
O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, salientou que o seu país pode ser "a solução" para a Europa resolver os seus problemas geoestratégicos de abastecimento energético e agrícola após a guerra na Ucrânia.

Vinhos da Madeira presentes na Feira Essência do Vinho do Porto
Os Vinhos da Madeira estarão representados na 18ª edição da Feira Essência do Vinho, no Porto, que arranca hoje no Palácio da Bolsa.

PS pede melhores salários para travar saída de pessoas da Região (áudio)
Um apelo ouvido esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira, feito pelo deputado socialista Pedro Calaça.

Alerta de tsunami para a Nova Caledónia depois de sismo de magnitude 6,8
O Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso para as costas da Nova Caledónia e outros países banhados pelo Pacífico por causa do sismo magnitude 6,8 que sacudiu as águas da Ilha Lealdade.

A partir de sexta-feira começa a entrega da declaração de IRS (vídeo)
Os prazos e o preenchimento são semelhantes ao ano passado, há apenas a registar a introdução de dois novos escalões. Quanto aos reembolsos, as finanças preveem pagar a partir de 12 dias após a entrega da declaração de rendimentos.

Tirar carta de condução pode ficar mais caro (vídeo)
Escolas de condução temem que o aumento generalizado dos preços coloque em causa o setor.

Dois milhões de crianças fugiram do país devido à guerra
Dois milhões de crianças tiveram de fugir da Ucrânia em busca de segurança noutros países e mais de 2,5 milhões estão deslocadas dentro do país devido à invasão militar da Rússia, anunciou hoje a UNICEF.

«É necessário integrar o conhecimento da ciência psicológica na construção das políticas públicas » (áudio)
Quem o diz é o bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, que participou numa conferência sobre políticas públicas na Assembleia Legislativa da Madeira.

Putin percebeu que está a ser desinformado por militares
Os serviços de informações dos EUA concluíram que o Presidente russo, Vladimir Putin, já descobriu que está a ser desinformado pelos seus assessores sobre o desempenho das forças militares russas na Ucrânia.

Número de pessoas a viver em zonas de conflito subiu para dois mil milhões
As Nações Unidas alertaram hoje que um quarto da humanidade - dois mil milhões de pessoas - vive atualmente em zonas de conflito, e que o mundo enfrenta agora o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial.

ONU acusa Rússia de 24 ataques com bombas de fragmentação
As Forças Armadas russas utilizaram em pelo menos 24 ocasiões bombas de fragmentação, proibidas pela lei internacional, contra áreas povoadas na Ucrânia desde o início da invasão, denunciou hoje a Alta-comissária da ONU para os Diretos Humanos.

Kiev insiste na retirada de tropas russas antes de acordo com Moscovo
A Ucrânia insistiu hoje que um acordo com a Rússia apenas será possível após a retirada das suas tropas, enquanto o Kremlin avisou Kiev de que o estatuto de independência da Crimeia e das repúblicas separatistas é intocável.