"A violência Doméstica entre jovens adquire as características das dos adultos que passam pela agressão física, psicológica e /ou emocional, social e sexual", lê-se no comunicado enviado à redação pela PSP.
Com o objetivo principal de prevenir a Violência no Namoro, a PSP irá efetuar as seguintes ações de sensibilização nas escolas tendo como público-alvo jovens do 3º. Ciclo e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira:
(a) Plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens (PAIMH);
(b) Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (PAVMVD);
(c) Plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais (PAOIEC).
Complementarmente, as Equipas de Proteção de Vítimas de Violência poderão reforçar o acompanhamento de situações já anteriormente sinalizadas, aproveitando uma especial sensibilização dos jovens dos respectivos agregados familiares, ou promover novas sinalizações decorrentes de situações de violência doméstica em meio familiar reportadas pelos jovens às Equipas de Policiamento Escola Segura.
A PSP alerta toda a população para que caso tenham conhecimento de situações que se enquadrem no crime de Violência Doméstica que por qualquer meio denunciem na esquadra da PSP local.