Esta decisão é tomada considerando, em primeira lugar, a segurança dos trabalhadores, e tendo em consideração a relevância e urgência da construção do Túnel do Pedregal, associado à Levada do Norte, para assegurar o regular fornecimento de água para regadio agrícola a mais de 9000 explorações agrícolas.
As mudanças de turno ocorrerão em horas que permitem aos trabalhadores da obra cumprir com o dever de não circulação na via pública, uma das medidas decretadas pelo Governo Regional, tendo em vista a contenção da pandemia.
O novo túnel hidráulico do Pedregal terá uma extensão de aproximadamente 5.400 metros e capacidade para armazenar no seu interior cerca de 40.000 metros cúbicos de água.
Com esta obra a ARM elimina as perdas de água no canal e minimiza a falta de água para rega no período estival, constituindo assim uma reserva de água importante que contribuirá para melhor adaptação da Região às alterações climáticas em termos de recursos hídricos.
O investimento ronda os 20 milhões de euros e será financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira – PRODERAM 2020, conjuntamente com Contrato Programa com o Governo Regional