A exposição intitula-se “Lá-Lá mimesis” e será inaugurada às 17 horas, no Armazém do Mercado, e às 19 horas, no Campus Universitário da Penteada (piso -1). É de entrada livre e vai estar patente ao público até ao dia 28 de fevereiro, em ambos os espaços.
“Lá-Lá mímesis” reúne trabalhos de três projetos: Madeira Toys, Second face e Wood Dolls e mostra obras de representação e de expressão do eu desta comunidade criativa, que nos questionam sobre a importância da identidade e sobre os desafios de autenticidade que as novas gerações de designers enfrentam num mundo global.
No âmbito do projeto Madeira Toys os estudantes foram desafiados a desenhar e desenvolver o protótipo de um brinquedo local. Todos os produtos procuraram contribuir para a sensibilização do público sobre a necessidade de preservação do património natural e cultural da Ilha da Madeira.
Por sua vez, o projeto Second face teve como objetivo a criação de um produto para a identidade e proteção humana e foi desenvolvido em diferentes edições, contextos pedagógicos e operativos.
E, finalmente, o projeto Wooden Dolls baseou-se na criação de uma família de figuras de madeira torneada, capaz de representar personagens do imaginário local e global.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa em parceria com a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Museu do Brinquedo, a Restock Gallery e a ESAD – Escola Superior de Arte e Design.
Recorde-se que o projeto foi lançado em março 2017. Na sua primeira edição, intitulada “Lá-LáMadeira Toys”, os estudantes do terceiro ano do curso de Design abraçaram o desafio de conceber um conjunto de brinquedos com carácter local, uns com recurso a tecnologias modernas e eficientes e outros através de processos e componentes tracionais como madeira e papel.