Esta passagem pela primeira reserva natural criada, em 1971, em Portugal, permitiu a cerca de 100 alunos e tripulantes, de diferentes nacionalidades, ficarem a conhecer a beleza e riqueza natural daquela área protegida.
As visitas guiadas ao topo da Selvagem Grande foram conduzidas, em pequenos grupos de visitantes, pelos Vigilantes da Natureza em serviço e enquadram-se na estratégia do Governo Regional da Madeira para o estimular das atividades económicas nas Ilhas Selvagens, nomeadamente através da promoção do turismo científico e de natureza.
Este interesse pelos valores da Reserva Natural das Selvagens vem dar força à decisão do Governo Regional de ampliar aquela Área Marinha Protegida.
O Governo Regional da Madeira anunciou ontem a criação da Maior Área Marinha de Proteção Total da Europa e de todo o Atlântico Norte, através da aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, ampliando significativamente a proteção das águas deste Arquipélago, no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta Reserva.
Esta decisão é suportada por estudos científicos, jurídicos e por dados recolhidos em expedições realizadas nos últimos anos.
O alargamento desta Reserva, pelo Governo Regional, vem fortalecer o compromisso da Madeira no reforço da proteção daquele que é o ecossistema mais intacto do Atlântico Norte.
A declaração desta área marinha de proteção total abrange um território de 2.667 km2, numa área de 12 milhas náuticas ao redor das Ilhas Selvagens.