Os migrantes estavam a bordo de uma embarcação precária e pretendiam alcançar as costas europeias.
“Ontem [quarta-feira], o ‘Ocean Viking’ e a Alarm Phone [organização que recebe as chamadas de emergência feitas por embarcações de migrantes que se encontram em perigo em alto mar] foram informados de três embarcações em perigo. A nossa tripulação, juntamente com três navios mercantes, ainda está à procura de uma”, informou a ONG francesa através da rede social Twitter, sem especificar a atual localização do navio humanitário.
Na mesma mensagem, a SOS Méditerranée frisou que as buscas estão a decorrer “num mar cada vez mais agitado”, lamentando o facto de “não existir coordenação por parte das autoridades marítimas".
A Alarm Phone também publicou uma mensagem no Twitter sobre as operações de busca, denunciando uma inércia por parte das autoridades.
“Alertámos as autoridades há 27 horas. O que estão a fazer?", afirmou a organização, informando ainda que o último contacto estabelecido com estes 100 migrantes foi na quarta-feira e que neste momento não se sabe se estas pessoas conseguiram sobreviveram durante o período da noite.
Pelo menos 292 migrantes morreram desde 01 de janeiro de 2021 no Mediterrâneo e 1.200 em 2020, a grande maioria na rota do Mediterrâneo Central (que sai da Tunísia, Argélia e da Líbia em direção à Itália e a Malta), segundo os dados mais recentes da ONU.