É um procedimento com um valor base de 3 milhões e meio de euros e surge na sequência das conclusões de um grupo de trabalho criado pelo governo da república e que apontava para a aquisição deste equipamento para melhorar a operacionalidade do Aeroporto Cristiano Ronaldo.
A abertura do concurso para aquisição do Radar de Banda X e Lidar acontece depois de várias reivindicações por parte do Governo Regional no sentido de melhorar a operacionalidade daquela infraestrutura aeroportuária, frequentemente afetada pelos ventos que se fazem sentir naquela zona. O novo equipamento, cuja aquisição sofreu inúmeros atrasos, permitirá recolher dados mais atualizados, completos e fiáveis do que a informação que, hoje em dia, o IPMA dispõe, e realizar uma medição mais precisa dos ventos.
Recorde-se que, no ano passado, um grupo de trabalho criado pelo Governo da República concluiu, entre outros aspetos, ser fundamental a aquisição dos referidos equipamentos de radar.
Já a 10 de fevereiro do corrente ano, Egídia Martins, membro do conselho de administração da NAV, disse, em audição parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, que a empresa estava em condições de avançar com o concurso público, desde que obtivesse garantia de financiamento do Estado. Posteriormente, foi referido que o financiamento para a aquisição dos equipamentos estava já garantido no orçamento da NAV.
Mais recentemente, em maio último, uma equipa composta por elementos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e da ANA – Aeroportos de Portugal esteve na Região. Na visita técnica, que foi acompanhada pelo Governo Regional, nomeadamente pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, foi atualizado o caderno de encargos para o concurso público com vista à aquisição dos referidos radares e as especificações dos equipamentos.
Mantendo o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido de forma profícua por todos os intervenientes, o concurso público para aquisição dos equipamentos em causa foi assim publicado hoje.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, mostra-se satisfeito pelo anúncio do procedimento recordando que há vários anos o Governo da Região tem chamado a atenção para a importância dos equipamentos em causa como forma de garantir maior operacionalidade ao Aeroporto da Madeira. "Quando se cancelam voos ou os aviões são obrigados a divergir por causa dos ventos sujeitos aos limites impostos em 1964, isso gera incerteza às companhias e retira competitividade à infraestrutura que é a maior porta de entrada na Região", explica o governante. "Este tipo de radares está instalado noutros aeroportos do mundo e tem ajudado a otimizar as operações. É isso que se pretende que aconteça na Madeira, o mais célere possível".