O Padre António Rosa nasceu em 1929, professou na Congregação Salesiana em 1947. Fez os estudos filosóficos no Estoril e os teológicos na Espanha e na França e foi ordenado presbítero em 1947.
Em 1964 veio para a Madeira servir a sua causa principal, a divulgação da fé, mas privilegiando uma abordagem através da educação.
A par do múnus sacerdotal, exerceu variadas atividades no campo educativo, próprio da vida salesiana: diretor da comunidade salesiana, professor, diretor escolar, animador desportivo, coordenador de pastoral
Milhares de jovens madeirenses receberam educação deste sacerdote salesiano nesta instituição.
Uma das suas principais obras foi a constituição do Juventude Atlântico Clube, concretizando uma perspetiva visionária, que foi aumentar a oferta extra curricular da prática do desporto, mas feito na escola e através daquele que terá sido o primeiro clube-escola, coletividade que teve e ainda tem um papel de grande relevo no desporto madeirense.
O Padre Rosa serviu no Estoril, Funchal, Macau e Porto, os principais locais onde a obediência religiosa o colocou ao longo da vida.
O sacerdote era natural de Casa Velha, em Fátima. Morreu aos 94 anos.