De acordo com um comunicado da INCM, a moeda comemorativa, de dois euros, pretende assinalar “um dos maiores feitos da história dos Descobrimentos Portugueses protagonizado pelos navegadores Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco”.
A sessão de apresentação da moeda comemorativa realiza-se esta segunda-feira à noite, na Praça do Fórum Machico.
O evento vai contar com um debate sobre a importância histórica da moeda e qual o seu futuro e contará com a presença do vice-presidente do XII Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, do presidente do Conselho de Administração da INCM, Gonçalo Caseiro, e do presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 600 anos, Guilherme Silva.
De acordo com o comunicado, para comemorar este feito, “esta moeda, bem como as restantes nove moedas comemorativas de 2019, vão estar em destaque na praça central do Madeira Shopping, onde vai ser possível explorar cada história e cada face”.
Com entrada gratuita, o Madeira Shopping vai acolher esta exposição entre os dias 8 e 14 de julho.
A exposição conta ainda com uma componente digital onde é ainda possível visitar o espaço das www.moedascomemorativas.pt, plataforma criada especialmente para os portugueses conhecerem a face de cada moeda e votarem na sua preferida.
Segundo a nota, “as moedas comemorativas de 2019 são um conjunto de dez moedas – duas moedas correntes e oito de coleção – que celebram feitos históricos, ídolos do desporto, espécies em vias de extinção, entre outros temas”.
Este ano comemoram-se os 600 anos do Descobrimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo, feitos que tiveram lugar durante as primeiras incursões marítimas dos portugueses sobre o Oceano Atlântico.
“Esta moeda comemorativa a ser lançada é da autoria de Júlio Pomar, tratando-se assim de uma das últimas criações plásticas deste incontornável artista, que nos deixou uma obra ímpar, não só no campo da pintura, mas também do desenho, da escultura, da cerâmica e da literatura”, lê-se no comunicado.
C/ LUSA